Carretilha e Spool
Trident
 
Descrição dos equipamentos analisados
 
A empresa Ocean Dive representa uma série de equipamentos de mergulho com intensa utilização para o Mergulho em Naufrágio. Nosso objetivo é avaliar alguns desses itens e sua aplicabilidade nessa modalidade de mergulho.
Neste artigo analisamos a Carretilha primária e a Spool.
 

Carretilha primária Trident Distribuidor: OceanDive
Características:

Material do carretel: Termoplástico amarelo / vermelho.
Mat. da estrutura: Aço inox texturizado (melhor empunhadura).
Material do cabo: nylon de 2,0 mm.
Mosquetão inox Nº 2.
Empunhadura: Superior
Trava: Lateral / Nylon
Diâmetro do carretel: 100 X 75 mm.
Dimensões da carretilha: 120 X 160 mm.
Comprimento do cabo: 85 metros
.

 
A carretilha da Trident tem um projeto de construção muito semelhante (praticamente igual)
a outros modelos tradicionais do mercado como o da Dive Rite.
Esse modelo já tem um desempenho bastante conhecido. O que chama a atenção é a mudança do material utilizado em algumas das peças, exatamente nas que costumam quebrar em outros modelos de acrílico.
 
Teste da carretilha Trident
Como o projeto de construção é muito semelhante e conhecido, demos mais atenção na análise dos materiais utilizados, comparando com as carretilhas já citadas anteriormente de projeto semelhante.
Os teste objetivaram avaliar o desempenho nas principais funções de uma carretilha. Orientação no interior de naufrágios, em mergulho em águas escuras, busca circular e no lançamento de Deco marker.
 
Empunhadura tradicional superior, com manivela em uma lateral e a trava de retenção de plástico na outra
 

Testes da Carretilha /TRIDENT
Desempenho

I. Manuseio: O manuseio é fácil, mesmo com luva. A largura da empunhadura é suficiente para mergulhadores de mão grande, ou com o uso de luvas.
A empunhadura superior torna o equipamento mais volumoso. A
alavanca de rebobinagem e a trava do carrossel são bem posicionadas e com o tamanho mínimo possível evitando enroscos.

Ótimo

II. Soltura e recolhimento do cabo: O enrolar e desenrolar da carretilha é suave e constante. No momento de recolher o cabo a alavanca de rebobinamento funciona bem, mas o carretel oscila um pouco. O guia de cabo funciona bem, distribuindo o cabo por todo o carretel.

Regular
III. Possibilidade de embolar o cabo no eixo: Nesse modelo existe o mesmo espaço entre o carretel e a armação de outros modelos. Assim, existe a possibilidade do cabo enrolar em volta do eixo, inutilizando a carretilha, problema comum em modelos com esse projeto. Regular
IV. Funcionamento da trava: A trava em plástico colocada na lateral do carrossel desgaste-se e sua perda é um dos problemas desse modelo (*) .
* segundo o distribuidor, uma trava de inox estará disponível em pouco tempo.
Bom
V. Cabo: O cabo padrão é de nylon com espessura de 2,0 mm. Consideramos muito bom para o uso em naufrágios. Ótimo
VI. Durabilidade: O ponto forte do equipamento é a durabilidade, o corpo de termoplástico é muito mais resistente que o tradicional acrílico do modelo da Dive Rite. A carretilha não se quebra ao cair no chão ou sob impacto de outros equipamentos. O inox texturizado da armação tem excelente resistência a corrosão, ótima pega e não sofre corrosão junto ao mosquetão de inox que o acompanha. Ótimo
 

Conclusão sobre a Carretilha TRIDENT

O equipamento testado mostrou resultados muito bons para os usos a que se destina. Leve, de fácil manuseio, muito resistente e bonito. Deve ser dada atenção especial ao rebobinamento, pois o espaço entre o carretel e o eixo (Destaque na foto ao lado) é o ponto falho deste equipamento.
A nós parece ser um dos melhores modelos no mercado, considerando que os testes a que ela foi submetida já foram utilizados em outros seis modelos, alguns apresentados na página de testes.

 
 

 
Carretilha spool Trident
Distribuidor:
OceanDive
Características:

Material do carretel: Termoplástico amarelo / vermelho.
Material do cabo: nylon de 2,0 mm.
Mosquetão duplo de latão.

Diâmetro do carretel: 85 X 45 mm.
Comprimento do cabo: Existem cinco modelos
DF52 - 14 metros / DF53 - 33 metros / DF54 - 49 metros
DF53 e DF54 São fornecidas com cabo branco, verde e fluorescente (Glow - Branco)

 
A Spool da Trident é um equipamento tradicional, embora exista um modelo com manivela e empunhadura (Foto abaixo). O desempenho é conhecido e a única novidade é o cabo de material fluorescente (Glow), principal foco de nosso teste.
Avaliamos também o desempenho nas principais funções. Orientação no interior de naufrágios,
e em águas escuras, busca circular e no lançamento de Deco marker.
 

Conclusão sobre a Spool TRIDENT

O equipamento testado mostrou resultados muito bons para os usos a que se destina, semelhante a outros modelos do mercado, o que já era esperado pela semelhança em um equipamento muito simples.
A Spool com cabo e manivela não apresentou um bom desempenho. a alavanca é pequena pora dar firmeza ao equipamento e a manivela é muito frágil


Spool com manivela
 
O teste do cabo luminoso foi realizado em ambiente escuro, com o cabo pré iluminado com lanterna HID e lanterna secundária. Os resultados comparativos entre os dois tipos de cabo (Tradicional e Glow), mostraram ser o cabo Glow ligeiramente mais visível a curta distância.
A medida que o cabo se afasta do observador a melhor visibilidade do cabo Glow é mais facilmente perceptível.
 

Spool com cabo Glow

Teste de cabo Spool Glow
 

Onde encontrar:

Lojas de mergulho de sua cidade

XDivers Subcenter Deep Dive Shop Dive Buddy
 

  Voltar ao Menu: Análise de Equipamentos

SUBIR