Nadadeira Hollis F1
"BAT FIN"
 
Descrição dos equipamentos analisados

A empresa Hollis vêm desenvolvendo desde sua inauguração equipamentos com alta performance, boa parte deles, direcionados ao mergulho técnico.
Nosso objetivo é analisar alguns desses equipamentos.

 

Nadadeira F1 BatFin ...........Fabricante: Hollis
Características:

Material da estrutura: borracha.
Material da tira: mola de aço.

Comprimento: 600 mm.
Largura máxima: 250 mm.
Peso: 3.5lbs / 1.58 kg.
Tamanhos disponíveis: Regular, XL e 2XL
Cores disponíveis: preta e preta com amarelo

 
Teste da nadadeira F1
Os testes desta nadadeira foram focados no encaixa no pé, capacidade de propulsão e influência no equilíbrio hidrostático.
Utilizamos como forma de comparação a excelente e tradicional Jet Fin da Scubapro.

Testes da Nadadeira F1
Desempenho

I. Encaixe no pé: a nadadeira apresenta uma ótima calçadeira, ajustando-se muito bem tanto a bota de neoprene convencional, quanto a bota da roupa seca.
A calçadeira é mais alta que no modelo Jet Fin da Scubapro, o que evita compressão das artérias do peito do pé. Essas artérias, em pessoas com o peito do pé mais lato, quando pressionadas em natações muito longas, causam fadiga, cãibras e dor no pé.
A mola e de ótima qualidade e com excelente sistema de encaixe, que não deixa pontas soltas ou arestas que podem prender-se nos destroços. A mola ajusta a nadadeira corretamente no pé sem apertar. O apoio traseiro é macio e ergonômico e não machuca o calcanhar, mesmo com uma tendinite que não me larga.
Talvez a única crítica seja a alça de borracha no apoio da mola, utilizado para puxar a nadadeira no calcanhar. A peça e desnecessária e pode servir de ponto de retenção em naufrágios.
Não chega a ser um problema grave, pois pode ser retirada facilmente. Em minha nadadeira cortei antes mesmo do primeiro mergulho. É fácil de ser removido e não faz falta.

Ótimo

II. Capacidade de propulsão: Acostumado a muitos anos de uso de outra nadadeira de borracha (Jet Fin) a adaptação foi fácil e os testes mostraram uma propulsão ligeiramente mais eficiente, embora a F1 seja um pouco mais pesada (veja dados técnicos)
Testou-se diversas formas de natação (convencional, meio-ciclo e frog quick) em todas as técnicas a F1 mostrou-se extremamente eficiente.
Como é um pouco mais estreita que a Jet Fin a posição das pernas é mais confortável.

Ótimo
III. Influência no equilíbrio hidrostático: A nadadeira pesada auxilia o equilíbrio hidrostático das pernas com a roupa seca, mas não compromete o equilíbrio com roupa de neoprene convencional. Testamos as duas configurações.
Na posição mais crítica, com o mergulhador com o ventre para cima, que geralmente provoca a rotação do corpo e leva as pernas para baixo, a F1 continua a propiciar um bom equilíbrio e não puxa as pernas para baixo (veja foto).
Ótimo
IV. A durabilidade: ainda não foi testada, mas consultamos mergulhadores que já a utilizam a vários anos e o equipamento ainda se mantém em ótimas condições.
 
A calçadeira da F1 é mais alta proporcionando mais conforto
 
O sistema de engate da mola é excelente evitando pontos de retenção como em alguns modelos no mercado.
No apoio da mola as setas indicam de onde foi cortada a alça.
 

As dimensões e peso da F1 da Hollis, são semelhates a Jet Fin da Scubapro
 
Com o ventre para cima, ainda assim a F1 não compromete o equilíbrio hidrostático
 

Conclusão sobre a nadadeira F1da Hollis

A nadadeira apresentou excelente resultado, cumprindo com total eficiência os itens avaliados.
Pode ser uma grande opção aos mergulhadores que apresentam boa musculatura, compatível com nadadeiras mais pesadas e que desejam fugir do tradicional.
 

 

  Voltar ao Menu: Análise de Equipamentos

SUBIR