U-85
A Batalha de Oregon Inlet
Por: Nestor Antunes de Magalhães

 

 
UM PROJETO DE VIDA
É algo fascinante. A Batalha do Atlântico e a ação dos submarinos alemães durante este período, na II Guerra Mundial, sempre me despertaram grande interesse. O submarino, ou o U-Boat, foi uma arma singular que por muito pouco não derrotou a Inglaterra e modificou o desfecho deste conflito.
Sou mergulhador desportivo CMAS** já há alguns anos e esta
habilidade conquistada com grande dificuldade (até hoje eu não sei nadar) me permitiu “visitar” diversos naufrágios de submarinos alemães no seu elemento: as profundezas.
Em 2003 mergulhei no U-1277, afundado pela própria tripulação em 1945 ao largo da cidade do Porto, Portugal. Um mergulho emocionante em 32 metros de água gelada. Em 2006 visitei o U-352, afundado em combate em 1942 perto do farol de Lookout, Carolina do Norte, EUA. Neste mesmo ano visitei também o U-505, bem mais fácil, pois se encontra em exposição no Museum of Science and Industry, Chicago.
 
 
Nas paredes da operadora Outer Banks Dive Center,
 
o U-85 é presença constante

Já em 2007 mergulhei no U-1105, o famoso Black Panther (1), afundado em um teste de armamento pela US Navy no Rio Potomac, Maryland, em 1949. Este U-Boat havia se rendido aos ingleses ao final da guerra e entregue aos americanos algum tempo depois.

Mas haviam mais U-Boats. Iniciei um novo planejamento no começo de 2008 e em agosto, em pleno verão americano, desembarquei em Nags Head, Carolina do Norte. Desta vez eu iria tentar novamente o mergulho no U-85, operação que havia sido abortada em 2007 devido à passagem do furacão Gabrielle (2).
   
(1) O U-1105 era recoberto com uma camada de borracha sintética com a finalidade de absorver ou diminuir o sinal do radar ou sonar aliado. Devido à cor da borracha ficou conhecido pela tripulação como Pantera Negra.
 
(2) Logo após visitar o U-85, no mesmo mês de Agosto de 2008, Nestor Magalhães mergulhou no U-853, afundado em combate ao largo da ilha de Block Island, Rhode Island, USA, e no U-171, afundado ao chocar-se com uma mina nas proximidades de sua base em Lorient, França.
 

 
UM NOVO ALVO
O U-85 era um submarino Tipo VII B, com 66,5 metros de comprimento, deslocando 730 toneladas quando na superfície e 1040 toneldas submerso. Possuía dois motores diesel com 3200 hp que lhe possibilitavam a velocidade de 17,9 nós na superfície e dois elétricos com 750 hp podiam fazê-lo render 8 nós submerso. Em situação de emergência mergulhava em 30 segundos, sua profundidade operacional era de 100 metros e a de colapso de 200 metros. Era armado com quatro tubos lança-torpedos na proa e um na popa, tendo uma dotação de 14 torpedos empaiolados. Compunha ainda o seu armamento um canhão de 88 mm. C35 L/45, instalado no convés, ante-avante da torre e um canhão AAe (3) automático de 20 mm. C30 na parte posterior da torre.  

O Comandante Greger do U-85
 
(3) Artilharia antiaérea.
 
 

Máquina Enigma do U-85. Codificava todas
as mensagens enviadas ou recebidas pelos U-Boats.
 O U-85 era integrante de uma segunda geração de submarinos
da classe Tipo VII, modelo B (4) que teve 24 unidades construídas (os alemães construíram um total de 709 Tipos VII de diversas variações) e comissionado no dia 07 Jun 41 sob o comando do Oberleutenant Zur See Eberhard Greger, com 27 anos de idade.
O U-85 chegou ao seu novo campo de caça, a costa Leste americana no início de Abril de 1942. Era a Operação Batida de Tambor (Paukenschlag), ação particularmente mortífera dos submarinos alemães contra a navegação naquelas águas. Os norte-americanos não estavam absolutamente preparados para este novo tipo de guerra.
 
As cidades costeiras ingenuamente iluminadas, silhuetavam os navios à noite, alvos perfeitos para os U-Boats. Não havia silêncio rádio e muito menos linguagem em código entre as embarcações e seus portos e mais ainda, a US Navy tinha poucos aviões e navios para patrulhar toda esta enorme área. Também relutava em adotar o sistema de comboios. O que aconteceu então ficou conhecido como O Alegre Massacre. Por volta de Março de 1942, os U-Boats estavam afundando três navios por dia ao largo desta costa.
 
(4) O U-48 era também um U-Boat da classe Tipo VII B e foi o mais bem sucedido submarino da II Guerra Mundial com 53 navios afundados.
 

USS Roper (DD 147)
 Mas voltemos ao U-85. Era a sua quarta patrulha de combate e já havia afundado em missões anteriores dois navios, totalizando cerca de 10.000 toneladas. Sua tripulação dera mostras de coragem e habilidade, escapando a vários ataques de aviões e destróieres.
No dia 10 de Abril de 1942, no seu novo campo de caça, atacou o vapor norueguês Christina Knudsen de 4.904 ton que transportava uma carga de nitrato. Dois torpedos atingiram em seqüência de segundos o gordo casco do grande vapor, mandando-o para o fundo em muito pouco tempo e matando toda a sua tripulação de 33 homens. Foi uma suculenta presa para o Lobo Cinzento (5). Mas os alvos começaram a ficar raros e o U-Boat decidiu buscar suas vítimas mais ao Sul, junto as costa da Carolina do Norte.
 
(5) Apelido com que eram também conhecidos os U-Boats.
 
UMA LUTA DE MORTE
Era uma noite clara, estrelada e com mar calmo. O destróier USS Roper patrulhava aquela área quando um pequeno eco apareceu na sua tela de radar. Tudo levava a crer que era algum barco pesqueiro ou um patrulha da Guarda Costeira. O destróier aumentou sua velocidade, diminuindo rapidamente à distância. Com o toque de alarme a tripulação ocupou os postos de combate e poucos minutos depois da meia-noite do dia 14 de Abril de 1942, os vigias avistaram a esteira fosforescente do U-85 na água. O U-Boat, agora iluminado pelos holofotes do destróier, estava em uma situação absolutamente desfavorável e restou ao seu jovem comandante duas opções: render-se ou lutar. Eberhard Greger escolheu a segunda.
Um torpedo disparado pelo tubo de popa do U-Boat passou a poucos metros do Roper. Os tripulantes do U-85 que tentavam guarnecer o canhão de 88 mm. foram metralhados à extinção e o submarino, atingido a queima-bucha por granadas de 3 polegadas dos canhões do destróier, começou a naufragar pela popa. A maioria da tripulação do U-Boat conseguiu safar-se a tempo e ficaram nadando na superfície. O comandante do USS Roper, Lieutenant Commander Hamilton Howe, temendo haver um segundo submarino por perto, manobrou seu navio e lançou 11 cargas de profundidade no meio deles. Todos tiveram morte instantânea.
Ao amanhecer havia uma grande mancha de óleo no oceano; boiavam destroços e cadáveres nos seus salva-vidas. Vinte e nove corpos foram recolhidos, sendo que dois deles, por estarem destroçados pelos tiros das metralhadoras .50, foram devolvidos ao mar. Também foram resgatados os diários dos marinheiros Eric Degenkolb e Eugen Ungethun, preciosos documentos que contam a vida do U-85 nas sua 4 missões de guerra. Todos os 27 marinheiros foram sepultados no Hampton National Cemetery, Virginia. O corpo do Oberleutenant Greger jamais foi encontrado.
 
Sepultamento no Hampton National Cemetery, Virginia, dos 27 marinheiros que tiveram seus corpos recuperados.
 

 
 
O MERGULHO

Toda esta horripilante história passava pela minha cabeça enquanto eu vestia o equipamento de mergulho a bordo do Go-Between, barco de apoio que levava os mergulhadores até o local do naufrágio do U-85. Olhava o mar calmo e imaginava que há 66 anos atrás havia acontecido ali uma luta mortal.
Que coisa!
Meu anfitrião e agora meu dupla era o Bill McDermott, notável e experiente mergulhador, proprietário da operadora Outer Banks Dive Center, na cidade de Nags Head, NC.


Rich Hunting,
Com uma MP 40 (metralhadora de mão), resgatada dos destroços


Ao lado, a localização do U-85
ao largo da Carolina do Norte.

 

Operadora Outer Banks Dive Center,
Nags Head, NC.
 

Embarcação Go-Between
da
Outer Banks Dive Center.
 

 
O NAUFRÁGIO
 
O U-85 sobre fundo de areia ao largo da costa da Carolina do Norte
 
Foi emocionante descer até o U-Boat, diretamente na sua torre (onde ficava o emblema do Javali). A escotilha estava aberta e um dos periscópios, ainda firme no seu reparo, tinha o aço inoxidável faiscando. Fiquei surpreso com a pouca espessura da extremidade do periscópio de ataque. Muito fino mesmo. Um objeto capaz de cortar a linha da água de forma bastante discreta. Procurei em vão pelo canhão AAe de 20 mm. na parte posterior da torre, local que era conhecido como Jardim de Inverno. O canhão tinha sido recolhido em 1942 por mergulhadores da U.S. Navy. A mesma coisa com o torpedo que estava em um compartimento na proa. Desapareceu misteriosamente no final dos anos 80.
O periscópio de observação aérea (sky periscope)
 
Foto 1 - Escotilha da torre
foi levado também. O U-85 vem sendo pilhado pelos
mergulhadores ao longo dos anos. Todas as cinco escotilhas do casco de pressão estão abertas, sem suas tampas (6).
 
Parte de cima da base do periscópio de ataque
Base do periscópio de ataque
 
O longo casco repousa em um fundo de areia, inclinado aproximadamente 45 graus a boreste.
Nadamos lentamente, deliciados com a ausência de gravidade, até o canhão do convés. Eu imaginava que ele fosse bem maior.
Seu tubo aponta em agonia para a superfície, a cerca de 60 graus e se pode observar em detalhes o arco dentado do seu mecanismo de elevação.

(6) Uma das escotilhas está em exposição no museu do Farol de Cape Hatteras, Carolina do Norte.
 
 
Pensei nos marinheiros metralhados em volta dele enquanto tentavam carregar e apontar a arma. Senti um arrepio, não sei se devido à água gelada que agora começa a penetrar minha roupa de 5 mm. pela nuca ou o momento de intensa emoção. Puxa vida, se vê história por toda a parte!
Foto 2 - Escotilha de entrada dos torpedos na popa
 
 
Foto 3 - Tubos de torpedos na proa
 Algumas pernadas e já chegamos à proa. Ali estão os 4 tubos lança-torpedos, realmente formas sinistras. O tubo de baixo, a direita, junto a areia, está em excelentes condições. Pode-se observar ali com clareza o brilho e a boa conservação de vários parafusos de latão. Uma olhadela no leme de profundidade a bombordo da proa que permanece fora da areia. Está travado na posição de mergulho, indicando que o U-Boat estava submergindo quando foi atingido. Que coisa! Confiro os instrumentos: 34 metros, mas a água não está muito fria, 17 graus Celsius. Tempo de fundo: 10 minutos. Pequenos cardumes de peixes brincam entre os destroços.
Vários triggerfishes afugentados pela nossa presença, buscam proteção nas sombras dos destroços.
 
 
Um deles, o maior, some no buraco negro da escotilha de carregamento de torpedos de proa. Há esponjas e corais presos no casco e a penetração pela escotilha da torre é bastante fácil. Iniciamos então à volta, pois será necessário subir pelo cabo que prende o U-85 ao Go-Between. No caminho, quase junto à torre, noto uma grande deformação no casco de pressão, como que uma força imensa tivesse agido de fora para dentro. Uma carga de profundidade do Roper! E quase na junção da torre com o casco de pressão, onde o aço tinha uma espessura de 0,88 polegadas, se percebe um furo de uma granada de 3 polegadas também do destróier, marcas da morte do U-Boat.
 
Foto 3 - Vista dos tubos de torpedo da proa, sem a carenagem hidrodinâmica externa.

 

Foram dois mergulhos no U-85.
Que história extraordinária!

Nestor Magalhães e Bill McDermott
ao final de um dos mergulhos do U-85

Outras matérias de Nestor Magalhães

 

“... colocar a mão em um deles é tocar em um pedaço de história. Ver-se frente a frente a um instrumento de morte, a uma arma que teve a singular capacidade de causar danos que ultrapassam meros resultados na ação em si. É o pavor que acontece quando o inimigo passa a temer aquele engenho capaz de lhe atingir a qualquer momento e sem poder ser visto. Restos de uma avançada tecnologia, operada por homens constituídos de imensa coragem e de moral elevadíssimo, integrantes de uma irmandade das profundezas. Ajoelhar-se na areia branca do fundo do mar, escutando somente a nossa respiração, em silencioso respeito e observar aquele elegante casco, mesmo desmantelado por uma morte violenta é ser tomado por grande emoção. E eu senti isto.”

“The U-Boat peril is the only thing that really frightens me”
From the diaries of Sir Winston Churchill

 

Nestor Antunes de Magalhães é membro do Grupo BdU - Brazilians discovering Unterseeboote, um grupo especializado no estudo histórico da atuação dos submarinos alemães na costa brasileira durante a Segunda Guerra, colaborando com informações para as expedições de mergulho nos U-Boats naufragados. Maiores informações: http://u-boats.sites.uol.com.br

 


 
Outras Matérias de Nestor Magalhães
U-352 Uma História de Ferro e Sangue

U-853 - A Tragédia de Block Island

 

FONTES DE PESQUISA

A Shadow In The Sea, Jim W. Bunch.
Shiprecks, Diving the Graveyard of The Atlantic, Roderick M. Farb.