Destino: naufrágio


Duane
o naufrágio perfeito?


 
Revista Mergulho, Ano XV - Nº 190 - junho/2012
Texto: Maurício Carvalho
 
"Dedicado ao amigo Neto, obrigado por compartilhar seu entusiasmo pelo mergulho"
Localizado no sul da Flórida, o Duane é um dos naufrágios mais famosos do mundo
e é considerado por muitos, um navio perfeito para se mergulhar.
 

Alguns naufrágios são marcados não só pela sua beleza no fundo, mas também pela história do navio que precedeu o naufrágio. Dos naufrágios que estão nessa categoria, muitos tem um acesso tão difícil que somente com muito equipamento, dinheiro e as vezes uma porção de sorte se pode alcançá-los. Alguns estão muito fundo e outros muito longe...
Entretanto, em alguns locais do mundo, existem exceções e nestes casos, os navios podem ser visitados com facilidade. Entre estes navios está o Duane, um dos naufrágios mais famosos do mundo e de fácil acesso, já que está localizado no sul da Flórida.

Alguns mergulhadores consideram o Duane o "Naufrágio Perfeito". Um belíssimo navio, ainda inteiro, com uma extensa folha de serviços à Marinha e Guarda Costeira Americana e como se só isso não bastasse, está afundado em uma profundidade intermediária de 18 a 36 metros, em águas frequentemente claras, quentes e com uma fauna exuberante.
A poucos anos, escolhi esse naufrágio para comemorar uma marca de mergulho significativa para mim e o presente não poderia ter sido melhor, diria Perfeito!


O Duane
O U.S.C.G. Duane foi um Cuter da Marinha e posteriormente Guarda Costeira Americana. Construído na Filadélfia em 1935, possuía aproximadamente 100 metros de comprimento e estava armado originalmente com três canhões de 5 polegadas, três de 3 polegadas, quatorze de 40 mm e 20 mm. Os ventos da guerra já sopravam e a América começava a se preparar.
Durante a Segunda Guerra Mundial o Duane prestou serviços no Atlântico, tendo participado de muitas patrulhas, da ação de afundamento do submarino U-175 e da invasão na Normandia. Durante a guerra do Vietnã serviu ativamente no patrulhamento costeiro. Finalmente em 1985 deu baixa do serviço ativo.

 

A maior parte do mergulho neste naufrágio, é feito na faixa de 20 metros. Recomenda-se pelo menos dois mergulhos para visitar o navio.

 

  No ano seguinte, junto com o cuter Bibb, seu navio irmão, foi comprado por US$ 160.000. O montante foi conseguido pelo Conselho Turístico local e por doações de lojas de mergulho da região, um belo exemplo de união.
Os dois navios foram totalmente preparados, retirando-se o material poluente e abrindo-se passagens em seus muitos compartimentos. No entanto, não foram retiradas peças nobres como: o mastro com a gávea, lemes etc. Em novembro de 1987 os dois navios foram afundados, fora da área de recifes na costa de Key Largo, no sul da Florida. O Duane e Bibb foram dos primeiros afundamentos do Projeto de Recifes Artificiais da Florida.
Embora estejam bem próximos, o Bibb, afundado no dia seguinte do Duane, é menos visitado pois está na faixa dos 40 metros. Um mergulho profundo para os padrões locais.
 

O Mergulho
O naufrágio encontra-se apoiado corretamente no fundo, sua posição é marcada por uma boia, que liga a superfície a estrutura do mastro no centro da embarcação.
Um dos poucos cuidados deve ser com a forte corrente que com frequência flui pelo navio. Programe-se com seu dupla, para descer assim que entrar na água. Siga direto pelo cabo da boia até a superestrutura, que fornece ótima proteção contra a corrente e planeje iniciar e finalizar o mergulho junto a esse cabo.

 

A maior parte do mergulho, através do convés principal, será feito na faixa de 20 metros. Recomenda-se pelo menos dois mergulhos para visitar o navio. Um deles dedicado à parte dianteira e outro a traseira, assim poderá ser feito um passeio com calma e com bom tempo para explorações de seus vários compartimentos.
Nas lojas da região vendem-se belos croquis plásticos, que facilitam o planejamento.
Banhado pela corrente do Golfo (Gulfstream) a visibilidade supera os 30 metros e o local é frequentado por peixes muito grandes como: barracudas, enxadas, meros e tubarões.

Confirmando a fama de ser um naufrágio fácil, mergulhar no Duane, como em todo resto das Florida Keys não depende de muito planejamento, são dezenas de operadoras de boa qualidade, com saídas todos os dias durante o verão. Uma pesquisa cuidadosa pela internet permite escolher uma boa operadora e protege você de cair em algumas roubadas, quando outros escolhem a operadora à distância, apenas pelo preço.

   


Um enorme mero habita um dos
compartimentos do Duane


O Duane é um naufrágio de aproximadamente 100 metros de comprimento e está repleto de vida
 
Talvez o Duane não seja um naufrágio perfeito, pois existem muitos tipos de mergulhadores, para alguns é preciso estar fundo, escuro e perigoso! Não precisamos entender... apenas respeitar. Mas com certeza esse belo naufrágio chega perto de satisfazer a maioria dos que são apaixonados por esses points.
 

 
Guincho de âncora Cabeço-de-amarração Turcos Âncora almirantado Guincho de carga caldeiras principais Caldeira auxiliar máquinas a vapor Condensador Arco do leme, hélice e leme Cabeço-de-amarração

Maurício Carvalho é biólogo, instrutor especialista em naufrágios, autor do SINAU (Sistema de Identificação de Naufrágios) e responsável pelo site Naufrágios do Brasil.


 

voltar a biblioteca