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Histórico: |
As
alvarengas estavam incumbidas tipicamente de duas funções na navegação
do início até a metáde do século XX. Primeiramente,
transportavam cargas até navios que não podiam, devido ao calado
ou a disposição de vagas, encostar nos portos (o Brasil era muito
pobre em portos até o meio do século 20), além disso, muitas
alvarengas eram rebocadas por navios, complementando uma determinada carga em
viagens de cabotagem, isto ocorria devido a também pouca disponibilidade
de vapores no início da navegação brasileira. | ![]() Alvarenga típica do início do século XX |
![]() | ![]() | O
convés de proa e de popa, onde estão as únicas peças
identificáveis, são separados pelo grande porão da Alvarenga |
![]() Parte da borda da estiva e a escotilha de popa |
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Descrição: |
A
balsa está apoiada corretamente no fundo, em posição paralela
à praia do Bessa. Mede cerca de 20 metros de comprimento por 5 metros de
boca e 2 metros da areia a te o nível dos conveses. Como as alvarengas clássicas, é formada por um grande porão central. A estiva está totalmente aberta, o porão já está bastante soterrado e os cascos, nos dois bordos, parcialmente rompidos junto ao fundo. |
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Sob
o pequeno convés de porá existe um compartimento. Sobre o convés
de proa se observa um pequeno guincho, dois cabeços de amarração
e uma pequena escotilha que dava acesso ao compartimento de vante. No convés de popa, dois outros pares de cabeços de amarração diagonais também são vistos e outra pequena escotilha de acesso ao que seria o compartimento de ré. |
O casco de ferro está cheio de buracos em toda a sua extensão e
pelo lado de fora, podem ser vistos os reforços que sustentavam a antepara
de madeira que protegia o casco no contato com os navios a que davam apoio. | ![]() Muitos cardumes freqüentam o local | ![]() Pouco sobrou do casco junto ao fundo |
No interior do porão,
caídos na direção da proa existe um amontoado de canos consolidados
e parte e um grande registro de bronze. Caído pelo lado de fora, a bombordo,
existe uma grande bomba, que deveria juntamente com o encanamento e os registros
representarem a carga de material hidráulico desta Alvarenga. São possíveis pequenas penetrações sob os conveses de proa e popa. |
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Carga
de canos e registros hidráulicos | Bomba
d'água caída a bombordo |
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Agradecimentos:
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