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Histórico |
![]() Ilustração aproximadada configuração do Aymoré | |
Rapidamente
medidas foram tomadas. A captania dos portos enviou o rebocador Santa
Catharina. O escritório do Lloyde Brasileiro contratou os serviços
do rebocador Wilson e ordenou a partida do vapor Avaré para o local
a fim de auxiliar no socorro. |
![]() O naufrágio estende-se para a direita, no final do grande píer da Ponta do Ribeirão |
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Descrição O navio encontra-se paralelo ao costão. Sua proa está a menos de um metro de um dos pilares do píer, nesta região podem ser vistos s dois esovéns o reforço de proa, um grande guincho, parte das correntes e algumas ferragens da proa, diversos turcos estão caídos aí. Atrás do guincho são visíveis algumas cavernas parte do casco e dois cabeços de amarração. A cerca de 15 metros da proa, pode ser encontrada a duas caldeiras, já com sua ouraça rompida, são visíveis as fornalhas e parte do trocador de calor, posicionada no centro dos destroços, junto dela existem dois condensadores menores e outras peças do serviço de vapor. Existem vestígios de ter existido explosão de uma das caldeiras. |
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Escovéns
juntos ao píer
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Um
dos guinchos do Aymoré
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Fornalhas
das caldeiras já rompidas
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Trocador
de calor das caldeiras
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Um
dos dois condensadores
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Um
dos ccilindros das máquinas a vapor
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Seguindo-se
na direção da popa, pode ser notado o esqueleto da embarcação,
com muitas cavernas alinhadas. No centro, estão as máquinas,
com virabrequins, pistões, camisas e parte do eixo, algumas ainda
mantendo o contato original. Entorno do centro da embarcação
estão muitas ferragens, costados, muradas, turcos e partes de paus-de-carga.
O eixo prossegue para a popa, apoiado sobre mancais, e ao longo dele existem muitas partes enterradas e descobertas. O eixo penetra no casco, ainda inteiro da popa, que mantém sua integridade. O encaixe do leme, permanece em sua posição original, enquanto o leme está caído a bombordo; o hélice permanece no local, porém suas pás foram cortadas. No final dos destroços por trás da popa existe um grande ccunho do guincho de popa e se destaca o grande volante do leme. |
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Eixo
de manivela na base das máquinas
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Parte
do eixo, flanges e mancais tão característicos do naufrágio
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Arco
do hélice
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Hélice
sem as pás cortadas
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Hélice
e leme
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Volante
do leme
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