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Histórico |
Vinha do sul do Brasil
com uma carga de café, quando se chocou contra a ilha Rasa da Escalvada,
uma ilha bastante baixa do litoral de Guarapari, permanecendo encalhado
por algumas horas. Sujeito as fortes correntes locais, acabou partindo-se.
A proa escorregou pelo costão da ilha, afundando junto a ilha Rasa
Escalvada, enquanto a popa derivou cerca de 150 metros antes de afundar
em águas abertas. Pouco se sabe da história deste navio, não havendo fotos confiáveis conhecidas. Algumas fotos distribuídas e atribuídas a navios semelhantes mostram falhas em relação à constituição da popa, sendo meramente aproximações. |
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O
navio encontra-se partido a meia nau, bem no meio do compartimento das
caldeiras. Vista da Ilha Rasa da Escalvada da posição da popa do Bellucia. |
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Seção
de Popa
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Descrição |
A
secção da popa é a parte mais inteira dos destroços.
Está adernada para bombordo, a lateral de boreste está a 17
metros, enquanto o costado de bombordo permanece apoiado na areia a 25 metros.
Na popa pode ser visto o resto do casario, com parte das janelas traseiras, uma pequena penetração pode ser conseguida neste local. O grande hélice e o leme estão em seu local habitual. Junto ao convés de popa, podem ser vistos dois cabeços de amarração e parte do guincho de popa. |
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Máquinas do tipo Duble Expansion Engine equipavam o Bellucia, porém elas são difíceis de se ver no fundo, pois estão encobertas por outras ferragens. | ||
O grande hélice domina o cenário da popa |
Seguindo-se
em direção a meia nau, encontramos a estibordo, uma grande
fratura no casco, provavelmente no porão de popa. A frente desta
fratura está o mastro, caído para bombordo, ainda com as malaguetas
da base presas a ele, a seu lado um grande guincho de pau de carga. A dez metros a frente do mastro está o segundo maior conjunto de destroços da popa; formado por parte da casa de máquinas. Um estreito corredor passa ao lado deste conjunto. Sobre ele estão tombados, na diagonal, os cilindros da máquina a vapor do tipo dupla expansão. Elas estão partidas no girabrequim e o eixo está escondido abaixo de muitos destroços. Atrás do conjunto das máquinas estão uma das caldeiras principais e uma caldeira auxiliar. |
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Seção
de Proa
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Descrição |
Encostada
nas pedras da Ilha Rasa Escalvada a popa extende-se adernada para bombordo
por cerca de 25 metros. A proa é a parte mais inteira deste conjunto de destroços. Junto ao casco, uma âncora almirantado descansa na areia. Na ponta da proa alguns turcos encontram-se apoiados no fundo. Ainda na proa muitos ferros se espalham caídos na areia, parecendo terem rolado do convés de proa, no meio deles, existe um grande guincho e cabeços de amarração. Seguindo-se em direção do meio do navio, muitos ferros empilhados mostram grande destruição causada pelo impacto do navio e pela ação do mar junto às rochas do costão. Podem ser localizados mais um guincho dois reforços de estiva de porão. Parte do mastro de proa está caido para bombordo, além disso, vários turcos estão fincados no fundo. No final do conjunto da proa está a segunda caldeira principal caída de lado. |
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Uma das três caldeiras do Belucia |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
Agradecimento:
A toda equipe da Atlantes de Guarapari pela atenção e profissionalismo
apresentado
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