NAUFRÁGIO BELLUCIA
 
Histórico:
Vinha do sul do Brasil com uma carga de café, quando chocou-se contra a ilha Rasa da Escalvada, uma ilha bastante baixa do litoral de Guarapari, permanecendo encalhado por algumas horas. Sujeito as fortes correntes locais, acabou partindo-se. A proa escorregou pelo costão da ilha, afundando junto a ilha Rasa Escalvada, enquanto a popa derivou cerca de 150 metros antes de afundar em águas abertas.
Pouco se sabe da história deste navio, não havendo fotos confiáveis conhecidas. Algumas fotos distribuidas e atribuidas a navios semelhantes mostram falhas em relação a constituição da popa, sendo meramente aproximações.
 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Bellucia

Data do afundamento: 15.02.1903

LOCALIZAÇÃO

Local: Guarapari

UF: ES.

País: Brasil

Posição: Ilha Rasa.

Latitude: 20° 40' 730 Sul

Longitude: 040° 21' 698 West.

Profund. mínima: 15 metros

Profund. máxima: 27 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado, semi-inteiro
 
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Fabricação: 1888
Armador: Bell Bros. & McLelland
Estaleiro:D & W Henderson & Co.
Comp.: 102 metrosBoca: 12,8 metrosCalado: 7,5 metros
Tipo de embarcação: Vapor
Material do casco: açoPropulsão: hélice
Carga: café.
 

 

O navio encontra-se partido a meia nau, bem no meio do compartimento das caldeiras. As duas seções, proa e popa, estão separadas por cerca de 150 metros, não havendo destroços significativos entre elas.

Posição da Popa: Latitude 20º 40.730' Sul e Longitude 040º 21.698' Oeste.
Posição da Proa: Latitude 20º 40.790' Sul e Longitude 040º 21.653' Oeste.

Vista da Ilha Rasa da Escalvada da posição da popa do Bellucia.

 
 

 

Seção de Popa
Descrição:
A secção da popa é a parte mais inteira dos destroços. Está adernada para bombordo, a lateral de boreste está a 17 metros, enquanto o costado de bombordo, permanece apoiado na areia a 25 metros.
Na popa pode ser visto o resto do casario, com parte das janelas traseiras, uma pequena penetração pode ser conseguida neste local. O grande hélice e o leme estão em seu local habitual.
Junto ao convés de popa, podem ser vistos dois cabeços de amarração e parte do guincho de popa.
 
 
 
 
 


Máquinas do tipo Duble Expansion Engine
equipavam o Bellucia, porém elas são difíceis de se ver no fundo, pois estão encobertas por outras ferragens.

 
 
Seguindo-se em direção a meia nau, encontramos a estibordo, uma grande fratura no casco, provavelmente no porão de popa. A frente desta fratura está o mastro, caído para bombordo, ainda com as malaguetas da base presas a ele, a seu lado um grande guincho de pau de carga.
A dez metros a frente do mastro está o segundo maior conjunto de destroços da popa; formado por parte da casa de máquinas. Um estreito corredor passa ao lado deste conjunto. Sobre ele, estão, tombados na diagonal, os cilindros da máquina a vapor do tipo dupla expansão. Elas estão partidas no girabrequim e o eixo está escondido abaixo de muitos destroços.
Atrás do conjunto das máquinas, estão uma das caldeiras principais e uma caldeira auxiliar.
 

 
Seção de Proa
 
Descrição:
Encostada nas pedras da Ilha Rasa Escalvada a popa extende-se adernada para bombordo por cerca de 25 metros.
A proa é a parte mais inteira deste conjunto de destroços. Junto ao casco, uma âncora almirantado descansa na areia. Na ponta da proa alguns turcos encontram-se apoiados no fundo. Ainda na proa muitos ferros encontram-se caidos na areia, parecento terem rolado do convés de proa, no meio deles existe um grande guincho e cabeços de amarração.

Seguindo-se em direção do meio do navio, muitos ferros empilhados mostram grande destruição causada pelo impacto do navio e pela ação do mar junto as rochas do costão.
 
 
 
 
Podem ser localizados mais um guincho dois reforços de estiva de porão. Parte do mastro de proa está caido para bombordo, além disso, vários turcos estão fincados no fundo.
No final do conjunto da proa está a segunda caldeira principal caída de lado.

 


 

Rua José Barcellos de Matos, 341 - Centro
Cep 29200-720 - Guarapari - ES.
Telefone (27) 3361-0405 / 3361-4440
 
Agradecimento: A toda equipe da Atlantes de Guarapari pela atenção e profissionalismo apresentado.
 

 

Caldeira auxiliar 1ª caldeira principal Máquinas com cilindros e bielas cabeço-de-amarração Mastro com malaguetas volante do leme Hélice de 4 pás Pequena penetração no compartimento de popa Mastro Guincho de cargaEstiva de Porão 2ª caldeira principal Guincho de carga Guincho e carga Beiçola de porão Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Chaminé Pequena cabine Turcos de proa