CHATA DE NORONHA |
Histórico: Não se conhece a verdadeira história do naufrágio conhecido como Chata de Noronha. Ao longo dos anos vêm sendo passado pela tradçião oral que este navio fazia o transporte de carga entre o porto de Recife e a ilha de Fernando de Noronha. Segundo o que é contado, "O navio seguia de Noronha para Recife vazio, quando durante uma tempestade teria despencado o guindaste, levando o navio a naufragar". Existem diversas versões para a data do naufrágio especula-se 1968, 1969 e até 1973. |
![]() Ilustração inicial da chata a partir dos destroços e de material de arquivo | |
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Em
primeiro plano o guincho e ao fundo os escovéns |
Vista
traseira da cabine de popa caída de cabeça para baixo |
Vista
frontal da cabine de popa caída de cabeça para baixo |
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Guincho
do guindaste | Hélice |
O
mastro de popa |
| ![]() Fauna variada nos destroços |
Descrição: |
O que restou desta
chata está ligeiramente adernada para bombordo. Na popa encontramos a parte mais
inteira e visível do navio, podem ser vistos o hélice, leme e seu volante imergindo
do eixo que penetra no casco junto a quilha. Seguindo-se o eixo chegamos a uma
grande parte do casco de estibordo, onde está o grande motor diesel do navio.
Todo o casario que recobria os motores está caído de cabeça para baixo
a bombordo dos destroços, podendo ainda ser vistos os parafusos que uniam as duas
partes. No casario encontramos duas escadas, uma traseira vertical e uma lateral diagonal, algumas escotilhas e duas portas que fazem a comunicação do compartimento com o exterior; sendo uma fácil penetração. |
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A segunda parte do
casario não possui o chão, por isso está aberta para os mergulhadores pela parte
de cima. À frente do casario e compartimento do motor encontramos as grandes roldanas, com cabos de aço e máquinas do guindaste. Não foi encontrado o braço deste guindaste. Na proa, totalmente destruída, caídos sobre a areia, não há mais um grande conjunto de peças, devendo ser o grande convés da chata. Alguns ferros espalhados , mangueiras de incêndio e cabeços de amarração estão por aí. Na proa existem os escovéns de âncoras, o reforço de proa, cabeços de amarração, além de um guincho caído de cabeça para baixo, porém não foram encontradas as âncoras propriamente ditas. |
![]() Hélice e leme | ![]() Motor diesel | ![]() Guindaste |
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