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Histórico |
Na madrugada
do dia vinte e nove de outubro de 1959, o navio cargueiro espanhol Concar,
perdeu o rumo, quando se dirigia para o sul, encalhando sobre as pedras
nas proximidades da Ponta de Pirassununga, ilha de São Sebastião. 0 Concar
inaugurava uma nova linha entre Espanha e o Paraguai e realizava sua primeira
viagem para o Atlântico Sul, de Malaga a Assunção, via Santos. Após o encalhe o navio adernou para bombordo, ficando parte de seu casco (boreste) sobre uma laje. A popa do Concar, devido a esta inclinação, ficou quase ao nível d'água e como o mar agitado, a cada onda mais água entrava pelo convés. Dois dias após, a corveta Concar da Marinha Brasileira conduziu alguns homens rãs e um engenheiro especializado em salvamento para a vistoria da embarcação. 0 Concar foi encontrado pelos técnicos ainda sobre a laje, com um declive ainda mais acentuado, o que permitia que o mar penetrasse através do convés para os porões devido as tampas das estivas estarem danificadas. Foram constatados ainda aberturas no casco; e através deles a casa das máquinas fora já inundada. Constatou-se que o Concar poderia ser salvo, embora o custo inicial fosse considerado elevado. Na madrugada de quinta-feira dia 19 de novembro, em meio a grande temporal, o Concar partiu-se em 3 pedaços, sendo 2 deles, popa e meia nau afundaram. Apenas a proa que ficou presa sobre as rochas, permanecendo aí durante alguns anos. |
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Choque
do navio Concar preso a ponta da Pirassununga
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A
localização dos destroços do Concar ainda não
foi confirmada, embora alguns mergulhadores afirmem que já estiveram
no naufrágio.
Porém a posição mais externa na Ilha de São Sebastião dificulte muito o processo de localização, dependendo de expedições específicas para o local. |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECI |