Na madrugada
do dia vinte e nove de outubro de 1959, o navio cargueiro espanhol concar, perdeu
o rumo, quando se dirigia para o sul, encalhando sobre as pedras nas proximidades
da Ponta de Pirassununga, ilha de São Sebastião. 0 Concar inaugurava uma nova
linha entre Espanha e o Paraguai e realizava sua primeira viagem para o Atlântico
Sul, de Malaga a Assunção, via Santos. Após o encalhe o navio adernou para
bombordo, ficando parte de seu casco (boreste) sobre uma laje. A popa do concar,
devido a esta inclinação, ficou quase ao nível d'água e como o mar agitado, a
cada onda mais água entrava pelo convés. Dois dias após, a corveta
concar da Marinha Brasileira conduziu alguns homens rãs e um engenheiro especializado
em salvamento para a vistoria da embarcação. 0 concar foi encontrado pelos
técnicos ainda sobre a laje, com um declive ainda mais acentuado, o que permitia
que o mar penetrasse através do convés para os porões devido as tampas
das estivs estarem danificadas. Foram constatados ainda aberturas no casco; e
através deles a casa das máquinas fora já inundada. Constatou-se que o Concar
poderia ser salvo, embora o custo inicial fosse considerado elevado. Na madrugada
de quinta-feira dia 19 de novembro, em meio a grande temporal, o Concar partiu-se
em 3 pedaços, sendo 2 deles, popa e meia nau afundaram. Apenas a proa que ficau
presa sobre as rochas, permanecendo aí durante alguns anos. |