... NAUFRÁGIO do GALGO
 
Histórico
O vapor de rodas Galgo foi construído nos estaleiros Senhores Mayers irmãos e Mayer no rio de Janeiro e lançado pela Companhia União Campista Fidelista Co. em julho de 1962. Deslocava 100 toneladas e apresentava máquinas com dois cilindros atingindo 60 NHP.
Ao longo da sua história parece ter pertencido a diversas companhias como a Navegação Fluminense e a Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor. Em 1865 encalhou na entrada do rio Paraíba do Sul e quase naufragou.
Durante todo o período da Guerra do Paraguai (1864 a 1870), esteve fretado ao governo imperial e realizou diversas viagens até Buenos Aires e Montevidéu, estando registrado nos jornais da época uma viagem com duração de 4 dias.
Transportou diversas vezes tropas para a região, chegando a levar um batalhão com 502 homens devidamente, além de suprimentos. No final do conflito foi o navio que trouxe de volta ao Rio de Janeiro o Conde d'Eu, sendo recebido com grande pompa.
Depois do conflito realizava regularmente viagens tanto a portos do sul, como a portos do norte do país, chegando a atingir o Ceará.
     
O Naufrágio
No dia 11 de setembro de 1874 partiu do porto de Macahé (Macaé) para mais uma viagem com destino a Cabo Frio e Rio de Janeiro. No dia 16 a embarcação começou a fazer água e o volume era tamanho que o capitão optou por encalhar o navio na praia de Armação de Búzios.
Passageiros e parte da carga, inclusive o milho e café foram desembarcados, e vendidos no próprio local.
No dia 20 uma comissão chegou ao local para avaliar se havia possibilidade de resgatar o navio. Porém o estado do casco a posição da embarcação tornavam a faina inviável. O galgo estava segurado em 80.000$000.
No dia 29 de setembro já era anunciado para o dia 23 de outubro o leilão do navio, avaliado em 1200 contos, assim como se achava encalhado.


Vapor semelhante ao galgo
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Galgo

Data do afundamento: 16.09.1874

LOCALIZAÇÃO

Local: Armação de Búzios

UF: RJ.

País:Brasil

Posição: Extremidade da Praia do Canto, em frente à Ilha Cabocla

Latitude: 22° 44' 56" sul

Longitude: 041° 53' 03" oeste

Profundidade mínima: 02 metros

Profundidade máxima: 06 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Armador: Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor
Deslocamento: 100 toneladas
Tipo de embarcação: vapor de rodas
Material do casco: madeira Propulsão: roda de pás
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado e enterrado
 
Descrição
O navio possui poucas partes identificáveis, provavelmente por ter sofrido processo de desmanche e pilhagem, já que seu acesso é muito fácil. Podem ser vistos parte das cavernas e muitos ferros retorcidos, tudo bastante enterrado.
As águas no local também não ajudam muito, estando constantemente escuras.
 

Posição na carta náutica do navio Galgo

Posição do navio Galgo
 
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO