..NAUFRÁGIO do HARLINGEN
 

Histórico
A Capitânia dos Portos do Rio de Janeiro recebeu um telegrama do faroleiro da Ilha de Cabo Frio (Hoje localizada em frente da cidade de Arraial do Cabo, RJ.) confirmando a notícia de que estava encaixado sobre as pedras do Boqueirão o vapor inglês Harlingen.

O vapor Harlingen vinha de Buenos Aires, com carga de vários gêneros e naufragou a 1:00 hora da tarde devido a forte e densa cerração no local.
Felizmente o navio conservou-se na superfície durante muitas horas, dando tempo para a salvação da tripulação. Foram arriados os escaleres, partindo os tripulantes para a cidade de Cabo Frio (a cidade de Arraial do cabo ainda não existia).



 

Vapor Harlingen em um porto da Holanda
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Harlingen

Data do afundamento: 04.11.1906

LOCALIZAÇÃO

Local: Arraial do Cabo

UF: RJ.

País: Brasil

Posição: Costão do Pontal do Atalaia

Latitude: 22° 59'.698 sul

Longitude: 042° 00'.990 oeste

Profundidade mínima: 18 metros

Profundidade máxima: 25 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Fabricação: 1905
Armador: J. & C. Harrison Ltd. (London).
Estaleiro: W. Gray & Co. Ltd. (West Hartlepool - Inglaterra).
Comp.: 113 metros Boca:16,3 metros Calado: 7,4 metros
Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: aço Propulsão: hélice

Carga: lastro (água)

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
     
Foto da Ilha dos Franceses da posição do Harlingen
Posição do naufrágio do Harlingen
Foto do boqueirão da posição do Harlingen
 

 

Desenho estilizado do navio Harlingen

Âncora passada no escovém

Cabeço de amarração
 

 
Descrição
Os destroços encontram-se distribuídos ao longo e paralelo ao costão, com a proa voltada para o Boqueirão. Resta pouco da popa apoiada na areia, o leme esta a maior parte do tempo enterrado e o encaixe do eixo e o volante do leme pode ser visto. Afastada 10 metros da popa encontra-se uma hélice de 4 pás apoiada sobre ferros, porém frequentemente a areia cobre estes ferros.
Continuando em direção a proa, pode ser visto parte do eixo e alguns mancais, tubulação de vapor e parte do cavername (esta parte dos destroços está direcionada em ângulo de 45º com o costão). A meia nau está o bloco de máquinas caído de lado, ainda são visíveis os três pistões, bielas e o eixo excêntrico (eixo de manivela).
Partindo-se das máquinas em direção a areia, encontram se as três caldeiras (cerca de 4 metros de diâmetro). Seguindo paralelamente ao costão, podem ser vistos parte do casco, cavernas, lanças de carga do mastro de proa e alguns guinchos de carga.
Na proa existem três âncoras do tipo Hawkins, a de bombordo, ainda passada no escovém e ligada ao guincho por sua corrente.
Existem nesta parte mais dois guinchos, muitos cabeços de amarração e duas âncoras Almirantado (acredita-se não pertencerem ao mesmo navio). Grande quantidade de ferros está espalhado por todo o naufrágio.

Máquinas
máquinas
Diagonal Compound Engine
 

 















 

 
O naufrágio repousa em local de águas normalmente mexidas e que por isso são comumente turvas. Além disso, a temperatura baixa é o mais frequente na região, gira em torno de 17ºC, mas podendo atingir no verão até 9ºC, o que dificulta o mergulho. Apesar disso o Harlingen, vele o esforço, pois é um dos mais belos naufrágios do Rio de Janeiro.
 

A âncora, passada no escovém, mostra que pouco
tempo houvepara providências antes do naufrágio

O grande guincho de proa está ligado as
âncoras pelas correntes

Três grandes caldeiras, cada uma com três fornalhas,
impulsionavam a máquina a vapor do Harlingen
 

O interior das fornalhas é habitado por muitos peixes

A grande máquina - Diagonal Compound Engine
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mostrando a biela e a conexão com o eixo

Na popa, o gigantesco hélice (possivelmente a reserva)
repousa tranquilamente na areia
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO