O pequeno vapor encontra-se
pousado corretamente no fundo com a popa voltada para o terminal da Petrobrás.
A partir da popa em leque podemos ver o leme e parte do hélice, que deve
ter sido cortado. Acima do leme, no que restou do convés, esta parte do
volante do leme.
O casco estava preservado parcialmente até um metro do fundo de areia até
2014, em algumas partes ele apresenta furos ou esta totalmente destruído
restando apenas o cavername.
No centro da embarcação encontrávamos uma grande caldeira aquatubular,
com duas fornalhas quadradas, uma delas aberta e a outra fechada, porém
em 2014 encontramos a caldeira totalmente destruída. A hipótese
é que tenha sido lançada sobre ela uma grande âncora,
pois o local tornou-se área de ancoragem de rebocadores.
Entre os destroços da caldeira existem muitos tilolos refratários, onde
pode ser lido CALDER.
Um pouco atrás da caldeira estão parte das máquinas (sem identificação de
tipo). A frente das caldeiras pouco restou; apenas dois grandes cabeços
de amarração em forma de "H", os dois estão caídos no interior
dos destroços e o bico de proa. Junto ao fundo, dentro da proa, pode
ser visto um dos escovéns. |