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Histórico Um dos orgulhos da companhia de navegação inglesa Royal Mail Steam Packet Company. O Magdalena, terceiro navio da companhia com este nome, levou dois anos para ser construído, devido a carência de materiais no pós guerra. Ele foi lançado ao mar em 11 de maio de 1948 pelo estaleiro Harland and Wolff, da Irlanda e imediatamente colocado para o serviço da linha de passageiros e carga para o Brasil, Uruguai e Argentina. |
Durante sua viagem
inaugural em abril de 1949 subia a costa vindo de Santos, com escala prevista
no Rio de Janeiro. |
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Emitido
o S.O.S. de emergência,
os passageiros foram encaminhados aos botes salva-vidas já que a
costa é muito próxima, porém não abandonaram
o navio, que permanecia estável preso a laje. Diversos navios da Marinha e particulares seguiram para o local em socorro a embarcação, entre eles: os caça-subamrino Guaporé, Guaiba, Beberibe, os rebocadores Triunfo,Tenente Cláudio e o Comandante Dorat, além do Saturno e do cargueiro nacional Goiazlóide, primeiro a chegar ao local. Foi através de alguns desses navios que os passageiros acabaram sendo desembarcados. Logo se começou a descarregar o navio, transferindo parte de sua carga para navios auxiliares, chatas e rebocadores. Com o alívio do peso e, a maré cheia do dia seguinte o navio reflutuou, iniciando-se o lento reboque pelo Triunfo e Comandante Dorat, para o interior da Baía de Guanabara. |
A entrada da Baía de Guanabara e estreita e dividida ao meio pela fortaleza da Laje, nelas as correntes são fortes e a superfície agitada pelo afunilamento da água que entra e sai. Pois foi exatamente quando cruzava a barra, provavelmente forçado pelo peso da água que invadiu o porão de número 3 e o mar grosso, que o Magdalena partiu entre a ponte de comando e a marcante chaminé amarela, que caracterizava a companhia. As imagens são impressionantes, parecendo ter o navio sido cortado à faca. |
![]() Proa e Meia-nau partidas do navio Madalena afundando na entrada da Baía de Guanabara. |
![]() O acidente insólito e inesperado chocou a população da Guanabara. |
Segundo algumas testemunhas,
houve explosão das caldeiras; o que não parece ser provável,
já que elas foram abafadas nos primeiros momentos do acidente,
mas o estrondo da fratura foi enorme o que deve ter confundido as testemunhas
aturdidadas. |
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Popa
e o restante da meia-nau encalhados na Praia de Imbuí (Niterói)
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Porém,
surpreendendo a todos, metade do navio não afundou, derivando até
encalhar na Praia de Imbuí (Niterói) em frente ao local do
afundamento da proa. O capitão Douglas Lee e seu primeiro imediato foram culpados pelo acidente pela corte de justiça e tiveram seus registros suspensos por dois e um ano respectivamente. Nos dias que sucederam o acidente, a abertura deixada na metade traseira do navio foi vedada com placas de aço e todo o segmento foi rebocado para um estaleiro no Rio de Janeir, onde foi sucateado. As máquinas do navio foram vendidas e, durante muitos anos, serviram como unidade termoelétrica, gerando eletricidade para a cidade de Manaus. Só tendo sido definitivamente aposentadas no início de 2000. Algumas fontes afirmam que |
![]() Cabine de comando do Magdalena |
janelas e outros aparelhos da cabine de comando foram utilizadas para ornamentar o salão do Jurujuba Iate Clube em Niterói. |
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A bitácula
de bússola
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Uma das bússolas
do Magdalena
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Uma das várias
vigias do navio
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Descrição |
Hoje,
restam apenas poucas peças espalhadas por uma área de fundo de areia
e pedras, as maiores partes foram removidas ou explodidas, e segundo a DHN
(Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil)
não são encontrados destroços a mais de um metro do
fundo. Por isso a localização dos destroços não
é muito fácil. O mergulho no local é dificílimo. Primeiramente, pois é a passagem de grandes embarcações e por isso, de fundeio proibido. O local é um grande estreitamento na entrada da barra, assim, com o movimento das marés, as correntes no local são fortíssimas. Para pior tudo, a coloração da água da Baía de Guanabara, que embora no fundo não seja tão escura, no local devido a agitação e mistura, é próxima de zero. |
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