NAUFRÁGIO MANAU
 
Histórico:

Apesar de erroneamente ser conhecido em Salvador como Manaos, o correto nome da embarcação é Manau.
O vapor Manau de 2.745 toneladas foi construído por Raylton Dixon & Co, em Middlesborough em 1882 para British and Colonial Steam Nav Co. Foi incorporado a famosa companhia inglesa, Royal Mail Steam Packet Co. em 1906 como navio de carga para o seviço do Brasil e Rio da Prata.
Em sua primeira viagem ao Brasil pela Royal Stean Packet deixou Santos, fazendo escala no Rio de Janeiro em viagem para a Antuérpia.
Na madrugada do dia 22 de maio, após ter deixado o porto de Salvador durante a noite, o vapor Manau, devido a escuridão da noite, encalhou na lage rasa nos recifes das Ubaranas, (atual praia da Pituba), nos arredores da cidade de Salvador.
Apesar das tentativas de desencalhar o navio, a operação não foi possível e e se deu a embarcação por perdida. Permaneceu assim o Manau preso aos recifes enquanto sua carga era retirada através de balsas que a transportavam até a costa.
Finalmente em junho o navio acaba por partir-se ao meio, submergindo adernado por estibordo.

 
Agradecimentos ao senhor Carlos Galassi pelo envio de informações preciosas.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Manau

Data do afundamento: 21.05.1906

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Salvador (Pituba). Próximo as Ubaranas.
Hoje (1999) Pedra do Budião entre as praias da Pituba e Amaralina.

Latitude: 13° 01,11' Sul

Longitude: 038° 28,22' West

Profund. mínima: 05 metros

Profund. maxima: 9 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Fabricação: 1892
Armador: Royal Mail Steam Packet Co.
Comprimento: 101 metrosBoca:13 metrosCalado: 6 metros
Tipo de embarcação: paquete
Material do casco: açoPropulsão: hélice

Carga: minério e borracha.

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque
 

 
Descrição:
De meia nau para a popa o Manau está totalmente desmantelado, o navio está partido no centro e não foi possível localizar a proa em um raio de mais de 20 metros em torno dos primeiros destroços.
No centro do naufrágio estão duas grandes caldeiras, uma terceira menor e uma grande máquina do tipo Triple Expansion Engine.
Seguindo-se em direção a popa existe uma grande quantidade de cavername. A popa caída para o lado de bombordo deixa bem a mostra o leme e seu volante. O hélice teve três das quatro pás cortadas, porém ainda encontra-se ligado ao eixo.
Junto ao fundo muitas caverns e parte de um mastro podem ser localizadas.
 

 
 

Registro de admissão de vapor

Cardume junto as máquinas
    

Caldeira

O hélice com as pás cortadas
 

 

 

A hélice teve suas 4 pás cortadas. Válvula de admissão de vapor nas máquinas, que é vista na foto abaixo Máquinas a vapor do tipo Triple Expansion Engine Volante do leme Caldeira auxiliar Casco fundo do navio