Apesar de erroneamente
ser conhecido em Salvador como Manaos, o correto nome da embarcação
é Manau. O vapor Manau de 2.745 toneladas foi construído por
Raylton Dixon & Co, em Middlesborough em 1882 para British and Colonial Steam
Nav Co. Foi incorporado a famosa companhia inglesa, Royal Mail Steam Packet Co.
em 1906 como navio de carga para o seviço do Brasil e Rio da Prata.
Em sua primeira viagem ao Brasil pela Royal Stean Packet deixou Santos, fazendo
escala no Rio de Janeiro em viagem para a Antuérpia. Na
madrugada do dia 22 de maio, após ter deixado o porto de Salvador durante
a noite, o vapor Manau, devido a escuridão da noite, encalhou na lage rasa nos
recifes das Ubaranas, (atual praia da Pituba), nos arredores da cidade de Salvador.
Apesar das tentativas de desencalhar o navio, a operação não
foi possível e e se deu a embarcação por perdida. Permaneceu
assim o Manau preso aos recifes enquanto sua carga era retirada através
de balsas que a transportavam até a costa. Finalmente em junho o navio
acaba por partir-se ao meio, submergindo adernado por estibordo. |