..NAUFRÁGIO do MARALDI
 

Histórico
O paquete misto (vela/vapor) Maraldi pertencia à companhia Brazil & River Plate Mail Stemears. Com linhas da Argentina e Uruguai e escalas no Brasil até portos variados da Europa.
Ele seguia viagem, vindo de Buenos Aires, com uma carga de couro e lã destinada a Antuérpia.
Ao entrar no porto de Salvador para abastecer-se de carvão e víveres, foi impelido pela forte correnteza, clássica na entrada da barra da Baía de Todos os Santos e às 21 horas acabou por encalhar e naufragou em um dos recifes bem junto à costa, entre o forte da Barra e o forte de Santa Maria.

 

 

Ilustração semelhante ao que seria o Maraldi

 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Maraldi

Data do afundamento: 28.02.1875

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Entre os fortes de Santo Antônio (forte da Barra) e o forte de Santa Maria

Latitude: 13º 00.545´sul

Longitude: 038º 32.085´ oeste

Profundidade mínima: 04 metros

Profundidade máxima: 12 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Armador: Brazil & River Plate Mail Stemears Co.
Tipo de embarcação: Cargueiro
Propulsão: vapor

Carga: Lã e couro

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe
 

 

Descrição
Pouca coisa resta deste naufrágio. Junto da areia, na parte mais próxima do Farol da Barra e a 6 metros de profundidade parece existir parte do volante do leme e o espelho de popa.
Ao longo de todo o naufrágio a lateral mais rasa está limitada pelo recife costeiro, enquanto a mais funda já se encontra na areia.
Seguindo-se para o meio da embarcação resta uma pequena parte do costado e cavername. Na extrema direita dos destroços, ainda fixado ao casco e parte do convés, podem ser vistos parte da murada do convés e uma linha de 4 bigotas, comprovando ser o vapor Maraldi um navio misto.


Marcação da costa da posição do Maraldi

 

 
No centro dos destroços encontra-se uma caldeira aquatubular de cerca de 2 metros de circunferência e duas fornalhas. O navio parecia possuir uma única caldeira central. Em torno dela, restam poucas ferragens, alguns cavernames e outros destroços pouco distinguíveis.
Da caldeira para a parte rasa do costão, existem cavernas e chapas do casco espalhadas em torno do eixo principal do navio.
 

O pouco que restou da popa
 

A maior parte dos destroços é formada por cavernas
 
 

A caldeira única e de pequeno tamanho
 

O resto das bigotas confirmando a armação mista (velas e vapor)
 
 

A dimensão reduzida dos cabeços de amarração indica um navio pequeno
 

O que restou do Maraldi está amplamente colonizado, inclusive por corais moles
   

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
Agradecimentos
 

 

Bigotas que serviam como roldanas para o sistema de cabos do mastro. Alguns mergulhadores passam pelo interior da caldeira, sempre cheia de peixes.