NAUFRÁGIO PARANA
 
Histórico:
O navio descia a costa da Bahia com previsão de abastecer-se de água em Salvador. Às 9:00 h. os coqueiros da costa encobriam a vista do farol da Barra, até cerca de 2 milhas da costa, na altura de Abrantes.
Quando a costa fui visualizada não havia mais tempo para o desvio ocorrendo o choque do navio contra os recifes costeiros de Jauá ao norte de Salvador.
  

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Paraná

Data do afundamento: 09.10.1877

LOCALIZAÇÃO

Local: Jauá

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Costa norte de Itapuã. Recifes Jauá, em frente a praia de Jauá.

Latitude: 12° 50' 58" Sul

Longitude: 038° 14' 03" West

Profund.mínima: 08 metros

Profund. máx.ima:12 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Francesa
Ano de Fabricação: 1874
Estaleiro: (La Ciotat - França).
Comprimento: 124,9 metrosBoca: 12,7 metros
Deslocamento: 3800 toneladas.
Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: açoPropulsão: hélice
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque
 

 

Descrição:

O navio encontra-se totalmente desmantelado, porém mantendo sua continuidade no fundo de areia. A proa gigantesca ainda encontra-se inteira, tombada para bombordo com o mastaréu e guarda mancebos. No convés, pode ser vista a entrada de uma grande estiva, logo atrás dela estão dois grande escovens caídos sobre o fundo. Duas grandes âncoras, do tipo almirantado, margeam o cavername desfeito da região, com dois grandes cabeços, um de cada lado.
No centro do conjunto da proa, um grande cunho e dois apoios para a âncora reserva, que está caída sobre o guincho logo atrás. A estibordo dois turcos permanecem caídos sobre a areia. Seguindo-se para popa a estibordo algumas ferragens se apoiam sobre um grande lageado, enquanto a bombordo a estrutura do navio se mantém na areia, porém com poucas partes identificáveis além de um mastro e do cavername, demonstrando tratar-se provavelmente dos porões.
No centro da embarcação podem ser encontradas quatro grandes caldeiras, três delas alinhadas logo atrás das câmaras de expansão e uma quarta três a quatro metros depois. Em direção a popa atinge-se o enorme maquinário do tipo Triple Expansion Engine, caído para bombordo, grande quantidade de cavername espalham-se por toda essa região. Em direção a popa podem ser vistos diversos mancais, mas não há sinal do eixo, dois grandes guindastres de mastro estão alinhados no fundo. Mas uma grande área só com cavernames denuncia a posição do porão de popa. Junto a popa pode ser vista o resto do eixo externo, ainda com seu apoio de casco e o grande leme caido sobre o cento da embarcação. Não há sinal do hélice (olhar informações adicionais). À frente do leme existe uma quarta  
Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Mancais Máquinas do tipo Triple Expansion Engine Condensadores Guincho Eixo com pé de Galinha
âncora do mesmo tamanho e padrão, na lateral da
popa dois conjuntos de turcos estão caídos sobre a areia.