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Histórico: |
"O capitão de mar e guerra Pedro Velloso Rabello Junior, capitão do porto desta capital (RJ), recebeu hontem um telegrama do Sr. Manoel Antonio Barros, collector federal de Paraty, communicando-lhe que o vapor Paulista naufragou as 8:40 minutos da noite na long. 44,32' e latitude 23, 12' daquelle porto, indo a pique as 6:40 da manhã, sendo salva toda a tripulação. O navio vinha de Paranaguá e escalas abarrotado com grande carregamento de madeira de lei afora muitas outras mercadorias. Não trazia passageiro algum. Quando passava por aquelle porto perigoso das costas aconteceu partir o eixo do leme; ficando o navio a mercê dos vagalhões que se levantam ali tenebrosos e o Paulista à matroca foi bater contra as rochas perto da Ilha das Cocas, mas com tal violência que foi a pique incontinente. " (Jornal O Fluminense 27.06.1913, pág. 3). |
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Descrição: |
O navio encontra-se pousado no lodo, em sua posição natural, com muitas redes presas ao casco. Resta a canoa principal do navio, tendo sido perdida todas as superestruturas. Sua posição no fundo é com a proa direcionada para sudoeste. Na proa uma grande ponta do reforço se eleva dois metros acima do que restou do casco, pouco mais de 5 metros até a quilha. No convés de proa, um grande guincho e dois cabeços podem ser encontrados. | |
Grandes rombos no convés já permitem ver o interior da proa. Seguindo-se em direção a popa um grande rombo na lateral do costado de bombordo permite ver o interior. Poucas peças estão caidas do lado de fora do casco. Um segundo guincho esta 3 metros atraz do guincho de proa. Ao longo dos destroços podem ser vistas duas linhas de colunas de sustentação do convés. Toda a parte de vante do navio parece ser ocupada pelo porão e ainda podemos ver toras de madeira empilhadas junto ao costado de boreste. As cavernas presas ao casco podem ser vistas apesar de só restar parte da estrutura do casco. Todo o interior dos destroços esta muito enterrado. No centro da embarcação uma grande caldeira horizontal domina o cenário, ela possui uma grande reentrância na parte superior, onde está o trocador de calor. | ![]() |
Seguindo-se para a popa, uma parte das máquinas pode ser vista porém, não foi possível até o momento, identificar seu tipo. De meia nau para a popa muito encanamento e parte do eixo podem ser vistos. Junto ao costado de bombordo parte de um mastro esta tombado para fora da embarcação, apoiado no casco. Junto a estrutura da popa podemos encontrar o volante do leme, destacando-se dois metros acima do convés. Ainda existem o leme e o hélice de três pás, uma das quais esta enterrada. |
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