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Histórico |
O São Salvador
era um pequeno vapor de rodas de propriedade da Companhia de Navegação
Baiana. Em agosto de 1850 subia a costa da Bahia, seguindo de Estância,
ES. com destino a Recife, quando perto das 4 horas da madrugada e a 3 milhas
da cidade de Abrantes, na altura da praia de Jauá ao norte de Salvador,
colidiu com o paquete
Memnon. O S. Salvador ainda navegou por cerca de uma hora, porém, começou a fazer muita água. Assim, o capitão parou a embarcação a uma milha do litoral e fez imediatamente arriar os escaleres. Os 60 passageiros que vinham a bordo, foram embarcados e transportados à praia de Jauá. Dois dias depois do acidente os passageiros conseguiram chegar a Salvador, alguns caminharam por toda a distância. |
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Descrição O navio encontra-se pousado no fundo, mantendo seu alinhamento natural. Totalmente desmantelado percebe-se seu contorno pelo formato do cavername. A proa encontra-se integra tombada para bombordo, onde podem ser vistas correntes passando pelos escovéis do convés. O bico de proa ainda está integro, com o mataréu e guarda mancebos. Logo atrás da proa duas grandes âncoras do tipo almirantado estão parcialmente cravadas no fundo, ligadas a ela, grande quantidade de corrente, logo atrás está um grande guincho. |
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Seguindo pelo costado de estibordo existe uma âncoraamarrada
ao costado junto ao cabeço de amarração. Um pouco depois, em direção a popa, está uma grande válvula de controle de vapor. No centro da embarcação duas caldeiras totalmente destruidas estão a frente do conjunto de máquinas do tipo Oscilating Engine, onde ainda existem os cilindros e pistões. Ainda esta ligado o eixo de estibordo. O eixo de bombordo está caido sobre o resto do cavername. Pouco restou das duas rodas de propulsão. Em direção a popa pouco restou da embarcação de cada lado cabeços de amarração e turcos alinham-se sobre o cavername aberto sobre o fundo, uma grande válvula de pressão esta posicionada na mesma região que a da proa, so que na popa. A popa mais inteira, ainda mostra pedaços de estrutura e o leme. |
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