NAUFRÁGIO SALVADOR
 

Histórico
O São Salvador era um pequeno vapor de rodas de propriedade da Companhia de Navegação Baiana. Em agosto de 1850 subia a costa da Bahia, seguindo de Estância, ES. com destino a Recife, quando perto das 4 horas da madrugada e a 3 milhas da cidade de Abrantes, na altura da praia de Jauá ao norte de Salvador, colidiu com o paquete Memnon.
O S. Salvador ainda navegou por cerca de uma hora, porém, começou a fazer muita água. Assim, o capitão parou a embarcação a uma milha do litoral e fez imediatamente arriar os escaleres. Os 60 passageiros que vinham a bordo, foram embarcados e transportados à praia de Jauá.
Dois dias depois do acidente os passageiros conseguiram chegar a Salvador, alguns caminharam por toda a distância.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: S. Salvador

Data do afundamento: 20.08.1850

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Em frente a praia de Jauá.

Latitude: 12° 50' 46" Sul.

Longitude: 038° 13' 13" West

Profund. mínima: 14 metros

Profund. máxima: 18 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
DADOS TÉCNICOS
Tipo de embarcação: vapor de rodas Comprimento: 40 metros
Material do casco: ferro Propulsão: vapor
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe
 
 

 
Descrição
O navio encontra-se pousado no fundo, mantendo seu alinhamento natural. Totalmente desmantelado percebe-se seu contorno pelo formato do cavername.
A proa encontra-se integra tombada para bombordo, onde podem ser vistas correntes passando pelos escovéis do convés. O bico de proa ainda está integro, com o mataréu e guarda mancebos. Logo atrás da proa duas grandes âncoras do tipo almirantado estão parcialmente cravadas no fundo, ligadas a ela, grande quantidade de corrente, logo atrás está um grande guincho.
 

 

  Seguindo pelo costado de estibordo existe uma âncoraamarrada ao costado junto ao cabeço de amarração.
Um pouco depois, em direção a popa, está uma grande válvula de controle de vapor. No centro da embarcação duas caldeiras totalmente destruidas estão a frente do conjunto de máquinas do tipo Oscilating Engine, onde ainda existem os cilindros e pistões. Ainda esta ligado o eixo de estibordo.
O eixo de bombordo está caido sobre o resto do cavername. Pouco restou das duas rodas de propulsão. Em direção a popa pouco restou da embarcação de cada lado cabeços de amarração e turcos alinham-se sobre o cavername aberto sobre o fundo, uma grande válvula de pressão esta posicionada na mesma região que a da proa, so que na popa. A popa mais inteira, ainda mostra pedaços de estrutura e o leme.
 

 
 

 

trocador de calor das caldeiras registro de vapor da proa Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração Máquinas Oscilating Engine Eixo com o cubo da roda quilha Âncoras e correntes