NAUFRÁGIO TEIXEIRINHA
 
Histórico:

Em 1906 o pequeno vapor Teixeirinha, utilizado na linha de cabotagem e o vapor São Paulo auxiliaram o resgate do vapor Victória, que havia encalhado na entrada do porto de Itajaí (SC.).
Em junho de 1923 o Teixeirinha subia a costa rebocando o iate Allívio 4º em direção a Ponta de Areia (BA.), quando foi acossado por violento temporal, com forte vendo Noroeste.
Ao tentar virar a Ponta da Jararaca em Arraial do Cabo (RJ.), acabou sendo jogado contra o costão naufragando em pouco tempo.
 

Posição do naufrágio daTeixeirinha
 
 

Foto do navio Teixeirinha, repare na popa
a placa de identificação que hoje
encontra-se em São Paulo.

 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Teixeirinha

Data do afundamento: 16.06.1923

LOCALIZAÇÃO

Local: Arraial do Cabo

UF: RJ.

País: Brasil

Posição:Ponta da Jararaca

Latitude: 22° 57' 43.82" Sul

Longitude: 041° 59' 41.51" West

Profund. mínima: 06 metros

Profund. máxima:20 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO:choque

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: 1890
Armador: Companhia de Navegação São João da Barra
Estaleiro: R. Duncan & Comp. (Glasgow Inglaterra).
Comprimento: 52,7 metrosBoca: 10,5 metros
Calado: 2,9 metrosTipo de embarcação: vapor
Material do casco: ferroPropulsão: vapor

Carga:

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
 

 
Descrição:
Os destroços do Teixeirinha estão separados em 2 partes distintas ao longo do costão e afastadas por cerca de 20 metros.
Os destroços iniciam na parte interna da enseada, onde pode ser vista a popa do vapor entre as pedras e a areia. Nas pedras, estão um cabeço de amarração, o eixo, de onde foi cortada as pás do hélice de bronze e parte das máquinas do navio, do tipo Truck Engine.
 

 
Seguindo-se o contorno do costão, encontra-se junto a areia uma parte do fundo do casco. Afastado 30 metros deste conjunto e dentro de uma fenda do costão é encontrado um grande cilindro com uma chaminé.
Mais adiante, está a segunda parte dos destroços. Na areia está uma caldeira de 3 metros de diâmetro, ainda seguindo o costão encontra-se a proa do navio ainda muito nítida, com um grande guincho, correntes, cabeços de amarração e outras ferragens. Por uma distância de mais de 50 metros ainda podem ser vistas partes do costado do navio.
 

 

 

Chaminé Guincho de proa. Escovém Cilindro com biela Cabeço-de-amarração