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Histórico: Em 1906 o pequeno vapor Teixeirinha, utilizado na linha de cabotagem e o vapor São Paulo auxiliaram o resgate do vapor Victória, que havia encalhado na entrada do porto de Itajaí (SC.). Em junho de 1923 o Teixeirinha subia a costa rebocando o iate Allívio 4º em direção a Ponta de Areia (BA.), quando foi acossado por violento temporal, com forte vendo Noroeste. Ao tentar virar a Ponta da Jararaca em Arraial do Cabo (RJ.), acabou sendo jogado contra o costão naufragando em pouco tempo. |
![]() Posição do naufrágio daTeixeirinha |
![]() | Foto
do navio Teixeirinha, repare na popa a placa de identificação que hoje encontra-se em São Paulo. ![]() |
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Descrição: |
Os destroços
do Teixeirinha estão separados em 2 partes distintas ao longo do costão
e afastadas por cerca de 20 metros. Os destroços iniciam na parte interna da enseada, onde pode ser vista a popa do vapor entre as pedras e a areia. Nas pedras, estão um cabeço de amarração, o eixo, de onde foi cortada as pás do hélice de bronze e parte das máquinas do navio, do tipo Truck Engine. |
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Seguindo-se o contorno
do costão, encontra-se junto a areia uma parte do fundo do casco. Afastado
30 metros deste conjunto e dentro de uma fenda do costão é encontrado
um grande cilindro com uma chaminé. Mais adiante, está a segunda parte dos destroços. Na areia está uma caldeira de 3 metros de diâmetro, ainda seguindo o costão encontra-se a proa do navio ainda muito nítida, com um grande guincho, correntes, cabeços de amarração e outras ferragens. Por uma distância de mais de 50 metros ainda podem ser vistas partes do costado do navio. |
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