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Histórico A fragata inglesa H.M.S. Thetis, era um navio coletor de impostos. Viajava da Bacia do Prata para a Inglaterra, com escala no Rio de Janeiro. Durante uma noite de fote tempestade, ao se aproximar do Cabo Frio, o navio bateu no Focinho do Cabo, na ilha de Cabo Frio, em Arraial do Cabo (RJ). O capitão ordenou que os escaleres fossem postos na água e rebocassem o navio, que já afundava, para uma enseada escarpada, conhecida hoje como Saco dos Ingleses (enseada ao lado da Gruta Azul), onde o veleiro |
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acabou por afundar. |
HMS. Winchester,
construida em 1822,
era uma fragata similar a Thetis. |
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O resgate da Fragata Thetis |
Após
o naufrágio, os ingleses organizaram uma operação
de resgate do tesouro de mais de $810,000 em barras de ouro e prata.
Comandada pelo capitão inglês Thomas Dickinson, foram recuperados
15/16 de todo o tesouro da Thetis. Com partes dos mastros do próprio navio
e um sino de mergulho, Dickinson construiu um guindaste para ajudar a
erguer o sino de mergulho, feito com uma grande caixa d'água de
cobre. A partir dela escravos "mergulhadores" trabalhavam nas
gélidas águas de Arraial do Cabo, para lentamente erguer
parte do tesouro.
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Local
do naufrágio da Fragata Thetis em 1996 e em 2001
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Na primeira foto (de
maio 1996) podemos ver a rampa construída pelos ingleses para levar
o material salvo até o alto do morro. na segunda foto (fevereiro
de 2001) podemos ver toda a enseada dos ingleses e árvores crescendo
na rampa (detalhe na segunda foto, maio 1996). O tesouro, extraído por mergulhadores que utilizavam o sino, construído com uma grande caixa d'água de cobre, era depositado em carroças, na base da rampa. a carga então era puxada para o alto do morro, por parelhas de burros. |
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O local dos
destroços A maior parte dos destroços foi removida do local pelas sucessivas operações de resgate. Diversas pedras estão espalhadas pelo fundo e entre elas muitas peças pequenas são localizadas. Na parte mais rasa da enseada, estào espalhadas muitas balas de canhão e correntes, a maioria delas, aglutinadas pela oxidação. A 25 metros estão os três últimos canhões de ferro que restaram no local. |