NAUFRÁGIO VIRGO
 
Histórico
Na sexta feira 08.02.2017 trê srebocadore Bellatrix, Phoenix e São José fora afundados propositalmente como recife artificial no PNAPE - Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco. O virgo estava previsto para ser afundado no mesmo dia. Porém dificuldades técnicas adiaram oafundamento deste quarto rebocador para o dia 16
Rebocadore: Lupus,
Mercurius, Minuano, Saveiros, Servemar X, Taurus e Walsa
A diferença em relação as operações anteriores é que os três rebocadores foram posicionados no mesmo ponto, distantes apenas em poucos metros.
O Bellatrix, semelhante ao Phoenix
afundado no mesmo dia, é uma embarcação de 30 metros de comprimento e está apoiada sobre um fundo na faixa dos 30 metros.
Essa operação que colocou no fundo os três rebocadores naufrágio foi uma realização da AEMPE - Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco juntamente com a empresa Wilson, sons e parceria com as universidades UFPE e UFRPE.
Para o procedimento foram
obtidas toda a documentação necessária.
As autorizações foram concedidas pela Marinha do Brasil, CPRH (órgão ambiental de Pernambuco) e IBAMA, que emitiu a Licença de Instalação seguindo a Instrução Normativa 125/2006.
 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Virgo

Data do afundamento: 16.02.2017

LOCALIZAÇÃO

Local: Recife

UF: PE.

País: Brasil

Posição: 5 quilômetros da costa, em frente a Recife. A vinte metros do naufrágio do Taurus

Latitude: 08 04. 193' Sul

Longitude: 034 45.196' oeste

Profundidade mínima: 18 metros

Profundidade máxima: 25 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: Formação de recife artificial

 
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: Estaleiro: Mac Laren Estaleiros e Serviços S/A
Armador: Saveiros Camuyrano Serviços Marítimos S.A
Tipo de embarcação: rebocador
Comprimento: 26 metros Boca: 4,25 metros Deslocamento: 174,27 Toneladas
Material do casco: aço Propulsão: motor diesel
Carga: vazio

CONDIÇÕES ATUAIS: Inteiro

 

 
Preparação
A Empresa Wilson, sons há vários anos têm contribuído significativamente com o apoio e doação de embarcações desativadas, em especial ao Sr. Hélio Vaisman que conseguiu viabilizar essas doações e ao Sr. José Mário Lôbo que teve um papel importante na preparação e limpeza do rebocador para afundamento além da logística de reboque.
O projeto teve o apoio da Marinha do Brasil que analisou e autorizou o afundamento, a Equipe de pesquisadores da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, que realizaram o Estudo de Impacto Ambiental, Projeto Científico e de acompanhamento nos próximos anos. e muitos mergulhadores de Recife que participaram do dia da limpeza no rebocador.
O projeto contou com a importante participação do Biólogo Henrique Maranhão, que é profissional responsável pelo projeto ambiental dos afundamentos.
 
 

O reboque do Virgo e a poita que fixou o rebocador em seu ponto de afundamento
 
Afundamento
Estava previsto o afundamento de quatro embarcações, porém motivos técnicos adiaram o afundamento do rebocador Virgo para uma próxima etapa.
O reboque começou com mar muito calmo e bastante sol. Os rebocadores chegaram ao ponto previamente definido pelos estudos. As embarcação foram afundadas uma de cada vez por abertura das válvulas de fundo e assim o São José o Phoenix e o Bellatrix desceram suavemente deixando apenas uma mancha de espuma na superfície, as três embarcações atingiram o fundo e permaneceram em posição de navegação. A experiência dos afundamentos anteriores e o trabalho bem feito culminaram em naufrágios perfeitos.
Como já havia acontecido no Walsa, foram colocadas filmadoras para obter registros subaquáticos dos afundamentos.
Poucos minutos depois do naufrágio a área foi liberada realizado os primeiro mergulhos. A água permaneceu limpa, com pouca de suspensão abaixo do convés causado pelo impacto do afundamento.
 
 
Com o mar calmo as diversas fases do afundamento do rebocador Virgo. O naufrágio foi posicionado a poucos metros do rebocador Taurus
 

Descrição
O naufrágio está apoiado no fundo em sua posição de navegação. Nos dois bordos da proa existem grandes cabeços de amarração. O casario está praticamente inteiro coma sala de comando na parte superior.
A
chaminé foi removida antes do afundamento.
Na popa ainda não existe mais a barra de suporte do cabo de reboque eo gato foi removido. A sala de máquinas está aberta para o convés.

 

 

Apoiado no fundo o Virgo está a 20 metros do Taurus
 
 
 
A popa do rebocador Virgo está toda limpa e junto ao fundo o tubo do hélice
 
 

 
Nossos agradecimentos ao amigo José Mario Lôbo e Mario Coutinho