Histórico
O Faria Lemos foi construído em 1888 nos estaleiros do comendador
Joaquim Mattos Faro, no bairro da Gamboa,RJ. Foi batizado em homenagem
ao ex presidente da província de Minas Gerais que autorizou o financiamento
para sua construção.
Esse pequeno vapor de 47 metros de comprimento e 300 tonelada foi construído
para a Companhia Estrada de Ferro Bahia e Minas. Sua construção
era considerada sólida, com máquinas a vapor do tipo compoud
que produziam 320 hp impulsionando o vapor a 11 nós. Tinha bons
alojamentos e vasta acomodação de carga. Era dedicado à
linha entre o Rio de Janeiro e os portos de Vitória e Caravellas.
Ainda era novo, quando em sua última viagem saiu do Rio de Janeiro
dia 29.08.1890 rumo a Caravelas com escala em Vitória, levando
cerca de 60 passageiros e 28 tripulantes além do capitão
e grande quantidade de cargas diversas embarcadas no porto do Rio.
O Faria Lemos naufragou em consequência de um encalhe devido a cerração,
às 7:30 h da noite de 30.08.1890 na linha de recifes da região,
conhecida com Três Ilhas, em frente à praia de Guaibura,
Nova Guarapari. Na região de Guarapari,
ES.
Apenas uma vítima da tripulação foi registrada. Todos
os passageiros e demais tripulantes se salvaram, chegando à Guarapari
na mesma noite. Toda a carga foi perdida, sendo salva apenas uma das malas
do correio e o dinheiro.
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Ponta
de Guarapari, ES.
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