NAUFRÁGIO
GONÇALO COELHO
 
Histórico:

A embarcação era originalmente um navio de desembarque de carros de combate LST (Landing Ship Tank). Após a 2ª guerra mundial foi, como tantos outros (Márcia, Rio Anil) reformado para cumprir outros papéis. O Gonçalo Coelho prestou serviços durante alguns anos fazendo o transporte de carga entre Recife e Fernando de Noronha.
Já envelhecido e fora de uso, foi comprado, desequipado, limpo e preparado com diversas aberturas no casco em recife, sendo rebocado para Tamandaré, acabou por afundar em frente ao Hotel Intermares, servindo a um programa de desenvolvimento de pontos de mergulho, juntamente com o rebocador Marte. As válvulas de porão foram abertas e o Gonçalo afundou em uma hora e meia.

 

LST (Landing Ship Tank).
 

Gonçalo Coelho, pouco antes do afundamento.
 

Após o afundamento, a posição do Gonçalo Coelho foi mantida em segredo, com a justificativa de proteger o local da ação dos caçadores submarinos e apesar de inúmeras tentativas de contato de minha parte, para mergulhar no navio, apenas com o objetivo de documentação não obtive resposta de nenhuma espécie.
Assim, quando partimos de Maceió na expedição do Voyager / Naufrágios do Brasil de 2007, tínhamos consciência que seria necessário realizar buscas no local contando apenas com algumas poucas informações coletadas antes da viagem e a sorte.
Como sempre digo durante os cursos de naufrágio: "o naufrágio pode se esconder, mas no pode sair do lugar; assim, com um pouquinho de perseverança sempre podemos encontrá-lo."
A sorte sorriu rápida e após alguns minutos de busca na região a sonda do barco decretava o fim do mistério, lá estava o Gonçalo Coelho.

O telégrafo de máquinas do comando do Gonçalo,
retirado antes do afundamento
.

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Gonçalo Coelho

Data do afundamento: 29.12.1999

LOCALIZAÇÃO

Local: Serrambi

UF:PE.

País:Brasil

Latitude: 08º 35' SulLongitude: 034º 54' West.

Posição:Afundado a 8 milhas da costa, na altura da praia de Serrambi.

Profund. mínima: 16 metros

Profund. máxima: 34 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: formação de recife artificial

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação:
Armador:
Estaleiro:
Comprimento: 64 metrosBoca: 8 metros
Tipo de embarcação: Ferry Boat
Material do casco: açoPropulsão: motor diesel
Carga: vazio

CONDIÇÕES ATUAIS: inteiro

 

 
Descrição:
Este navio de desembarque encontra-se pousado corretamente no fundo, em sua proa encontramos as duas portas frontais abertas e caídas sob e ao lado da rampa de desembarque, que está apoiada no fundo.
Nas duas laterais altas da proa estão as roldanas que seguravam a rampa e a bombordo o guincho que executava a manobra de abertura das portas da proa.
 

Rampa de proa, caída no fundo.

As duas grandes portas que fechavam a proa
estão no fundo ao lado da rampa.
 

Na proa existem pequenas aberturas que levam a paióis de amarras.
Seguindo-se pelo meio da embarcação em direção a meia-nau existem pequenos furos no convés. Detritos estão caídos a boreste e a murada já não existe. A bombordo, a murada está integra até meia-nau e encontramos as duas primeiras aberturas para os porões.






A partir de meia-nau o costado de bombordo está pendurado do convés ao fundo de areia. a boreste está o casario, agora (2007) inclinado em cerca de 30º; ele possui uma porta frontal que acessa a escadaria da sala de comando e ao porão. A sala de comando pequena com 3 janelas frontais está vazia. Na parte de trás dessa cabine está preso o mastro da embarcação que se projeta até cerca de 16 metros.

No centro da estrutura que sustenta a torre do comando existe uma grande passagem.
De meia-nau para a popa, a murada de bombordo está preservada mas a de boreste está caída no fundo ao lado da embarcação. Junto à popa também existe uma grande âncora almirantado, porém pelo modelo não deveria pertencer originalmente a embarcação. Ela era uma âncora reserva e estava no convés caso a principal não "ferrasse" no ponto

 

O casario de comando, hoje (2007) inclinado em 45º, deve resistir pouco antes de cair.
 

O mastro, projetado para a superfície.
escolhido, mas deu tudo certo no afundamento.
Logo atrás da estrutura de comando estão junto aos bordos duas grandes aberturas retangulares, elas dão fácil acesso aos porões.

Ao lado das abertutas ainda existem as escotilhas originais de acesso ao porão.
Na popa existem também pequenas aberturas no convés, mas que não dão acesso aos porões. Os lemes e hélices foram retirados antes do afundamento. Quando o navio afundou em estava completo; as portas e a ponte da proa desabaram em 2005.


No convés, diversas aberturas dão acesso aos porões.

A fauna é abundante no Gonçalo Coelho.
 
 
 
 
O interior do Gonçalo Coelho depois de preparado, está formado por um conjunto de grandes
passagens e compartimentos, todos muito bem iluminados e de fácil penetração.
 

 
Agradecimentos a toda a equipe
da Atlantis a bordo do


 

Casario de comando com passagem entre os bordos por baixo e sua estrutura.Área de detritos.Porta de acesso ao porão e ao casario.Porta de bombordoPorta de borestePneuEscadaGuinchoPolias de suspensão da rampa.Polias de suspensão da rampa.âncora almirantado e parte da murada caída ao lado da popa.Escotilha original de acesso ao porão.Escotilha original de acesso ao porão.