NAUFRÁGIO GONÇALO COELHO |
Histórico: |
A
embarcação era originalmente um navio de desembarque de carros de
combate LST (Landing Ship Tank). Após a 2ª
guerra mundial foi, como tantos outros (Márcia,
Rio Anil) reformado para cumprir outros papéis. O Gonçalo Coelho
prestou serviços durante alguns anos fazendo o transporte de carga entre
Recife e Fernando de Noronha. |
LST (Landing Ship Tank). | Gonçalo Coelho, pouco antes do afundamento. |
Após
o afundamento, a posição do Gonçalo Coelho foi mantida em
segredo, com a justificativa de proteger o local da ação dos caçadores
submarinos e apesar de inúmeras tentativas de contato de minha parte, para
mergulhar no navio, apenas com o objetivo de documentação não
obtive resposta de nenhuma espécie.
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Descrição: |
Este navio de desembarque encontra-se pousado corretamente
no fundo, em sua proa encontramos as duas portas frontais abertas e caídas
sob e ao lado da rampa de desembarque, que está apoiada no fundo. Nas duas laterais altas da proa estão as roldanas que seguravam a rampa e a bombordo o guincho que executava a manobra de abertura das portas da proa. |
Rampa de proa, caída no fundo. | As duas grandes portas que fechavam a proa estão no fundo ao lado da rampa. |
Na proa existem pequenas aberturas que levam a paióis
de amarras. |
A partir de meia-nau o costado de bombordo está pendurado do convés ao fundo de areia. a boreste está o casario, agora (2007) inclinado em cerca de 30º; ele possui uma porta frontal que acessa a escadaria da sala de comando e ao porão. A sala de comando pequena com 3 janelas frontais está vazia. Na parte de trás dessa cabine está preso o mastro da embarcação que se projeta até cerca de 16 metros. |
No
centro da estrutura que sustenta a torre do comando existe uma grande passagem. | O casario de comando, hoje (2007) inclinado em 45º, deve resistir pouco antes de cair. | O mastro, projetado para a superfície. |
escolhido,
mas deu tudo certo no afundamento. Logo atrás da estrutura de comando estão junto aos bordos duas grandes aberturas retangulares, elas dão fácil acesso aos porões. Ao lado das abertutas ainda existem as escotilhas originais de acesso ao porão. Na popa existem também pequenas aberturas no convés, mas que não dão acesso aos porões. Os lemes e hélices foram retirados antes do afundamento. Quando o navio afundou em estava completo; as portas e a ponte da proa desabaram em 2005. |
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No convés, diversas aberturas dão acesso aos porões. | A fauna é abundante no Gonçalo Coelho. |
O
interior do Gonçalo Coelho depois de preparado, está formado por
um conjunto de grandes passagens e compartimentos, todos muito bem iluminados e de fácil penetração. |