Sumário
Histórico

Era um Liberty Ship batizado em homenagem a Elihu Benjamin Washburne, que foi um politico norte-americano, secretário de estado durante 1869 e participou da câmara durante a guerra de secessão.
Essa classe de navio, de construção muito rápida, foi utilizada pelos aliados para reposição rápida das perdas de guerra. Construídos em vários estaleiros dos Estados Unidos, algumas unidades chegaram a ser construídas e lançadas ao mar em 48 horas; como uma forma de demonstração do poder de construção da “Máquina de guerra americana”.
O navio provinha de Lourenço Marques (atual Maputo, capital de Moçambique) e havia feito escala em Santos para o embarque de uma partida de café destinada aos Estados Unidos, Após zarpar de Santos o “Liberty” colocou sua proa na rota para o Rio de Janeiro onde deveria fazer outra escala.
Foi atacado durante a 2ª guerra mundial, provavelmente pelo submarino U-513, quanto passava ao largo de Santos. Os relatos indicam ter sido atingido um torpedo a estibordo na proa. Os 42 marinheiros, 25 guardas-armados e três passageiros salvaram-se graças às balsas que o navio levava e ao bom tempo.
Planta de um Liberty Ship Liberty Ship Jeremiah O’brian – San Francisco
Jeremiah O’Briam um libert ship que ainda navega
Matéria especial do Jeremy O’Briam
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Convés com as estivas e o sistema de paus de carga
Vista superior das máquinas a vapor de tripla expansão, com os três cilindros visíveis
Canhão de proa
Ainda existe certa inconsistência dos dados de identificação que permitiriam confirmar qual destroço seria o Elihu B. Washburne e qual seria o Campos.
Os dois navios estão localizados por fora da Ilha de São Sebastião em profundidades altas, águas escuras e com pouca frequência de mergulhadores.
Aguardamos mais informações para diferenciar os dois naufrágios
SINAU
Para mais informações, acesse o Sistema de Informações de Naufrágios - SINAU
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