Sumário
Histórico
Histórico
O Iate Lídice deixou o porto do Rio de Janeiro em 09 de outubro de 1952, transportando um carregamento de gasolina, querosene e óleos lubrificantes, consignado à empresa The Texas CO. localizada no porto de Vitória, ES.
Na altura de Ponta Negra (RJ.), o Iate enfrentou uma forte tempestade e ondas de popa. Quando se encontrava a 2 milhas da Ilha de Cabo Frio o 1º maquinista percebeu a presença de água na casa de máquinas, não sendo as bombas suficientes para retira-la.
Com o alagamento iminente, o comandante buscou abrigo no porto de Arraial do Cabo, RJ, passando pelo boqueirão e buscando abrigo na enseada do Forno.
Ao chegar a Arraial do Cabo, percebendo o capitão, que o fundo abrira água, mandou ancorar o Iate e buscar estivadores para retirar a carga da embarcação. O trabalho das bombas continuava ineficiente e foi dada a ordem de encalhar o Iate no meio da praia do Forno.
Aos poucos, a água e a areia invadiram os porões e a embarcação que foi dada como perdida, sendo então sucateada.
(l)Posição do Lídice na praia do Forno
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Descrição
Pouca coisa resta do Iate Lídice sobre a areia. No fundo de areia algumas parte das estruturas de apoio da quilha. O bloco do motor e parte da estrutura de transmissão estão semi submersos. Nas laterais da embarcação ainda pode ser visto, em períodos que a areia é retirada pelo mar, parte do cavername.
(L) Bloco do motor diesel,
Fairbanks Morse-diesel 120 HP a 440 rpm
(L) O que sobrou dos destroços encalhado na Praia do Forno