Sumário
Histórico
Histórico
O vapor de rodas Galgo foi construído nos estaleiros Senhores Mayers irmãos e Mayer no rio de Janeiro e lançado pela Companhia União Campista Fidelista Co. em julho de 1962. Deslocava 100 toneladas e apresentava máquinas com dois cilindros atingindo 60 NHP.
Ao longo da sua história parece ter pertencido a diversas companhias como a Navegação Fluminense e a Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor. Em 1865 encalhou na entrada do rio Paraíba do Sul e quase naufragou.
Durante todo o período da Guerra do Paraguai (1864 a 1870), esteve fretado ao governo imperial e realizou diversas viagens até Buenos Aires e Montevidéu, estando registrado nos jornais da época uma viagem com duração de 4 dias.
Transportou diversas vezes tropas para a região, chegando a levar um batalhão com 502 homens devidamente, além de suprimentos. No final do conflito foi o navio que trouxe de volta ao Rio de Janeiro o Conde d’Eu, sendo recebido com grande pompa.
Depois do conflito realizava regularmente viagens tanto a portos do sul, como a portos do norte do país, chegando a atingir o Ceará.
O Naufrágio
No dia 11 de setembro de 1874 partiu do porto de Macahé (Macaé) para mais uma viagem com destino a Cabo Frio e Rio de Janeiro. No dia 16 a embarcação começou a fazer água e o volume era tamanho que o capitão optou por encalhar o navio na praia de Armação de Búzios.
Passageiros e parte da carga, inclusive o milho e café foram desembarcados, e vendidos no próprio local.
No dia 20 uma comissão chegou ao local para avaliar se havia possibilidade de resgatar o navio. Porém o estado do casco a posição da embarcação tornavam a faina inviável. O galgo estava segurado em 80.000$000.
No dia 29 de setembro já era anunciado para o dia 23 de outubro o leilão do navio, avaliado em 1200 contos, assim como se achava encalhado.
(L) Vapor semelhante ao galgo
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Descrição
O navio possui poucas partes identificáveis, provavelmente por ter sofrido processo de desmanche e pilhagem, já que seu acesso é muito fácil. Podem ser vistos parte das cavernas e muitos ferros retorcidos, tudo bastante enterrado.
As águas no local também não ajudam muito, estando constantemente escuras.
(L) Posição na carta náutica do navio Galgo
(L) Posição do navio Galgo