QUEEN

Sumário

Histórico

Histórico
O Queen foi lançado ao mar em novembro de 1785 para a Companhia Britânica das Índias Orientais.
Ela havia feito quatro viagens à Índia e à China para a Companhia. Em sua quinta viagem em comboio com o East Indiaman Kent, estavam a bordo 440 pessoas entre triulantes e passageiros com destino a Madras na Índia e China.
O Queen escalou em Salvador, Bahia, para reabastecer de água.

O Naufrágio
Na madrugada do dia 9 de julho, um incêndio na sala de armas eclodiu em Queen.
A causa do incêndio foi atribuída a uma canhoneira portuguesa que iniciou o fogo através de uma escotilha.
Segundo relatos fogo ficou fora de controle, mas os ventos e as correntes empurraram o Queen para fora da baía (o que é pouco provável, no máximo afastando o navio da área de ancoragem) e para longe de Kent. O Queen explodiu às 7 h da manhã o navio explodiu.
As baixas a bordo do Queen foram pesadas, estimou-se que foram perdidos 6 passageiros e 30 soldados.
O navio Kent permaneceu em Salvador por mais de uma semana e então carregou as tropas e passageiros sobreviventes para Calcutá.
  (L) Navio da Companhia Britânica das Índias Orientais semelhante ao Queen
National Maritime Museum (Greenwich)

 

O Queen
O local onde supostamente está o Queen, pois os relatórios oficiais falam em deriva para fora da baía (Baía de todos os Santos – pouco provável) e conhecido hoje como banco da panela, ao largo do porto atual de Salvador.
É um mergulho em drift sobre o local se enxerga muitos pedaços de louça e outros destroços, porém pelo número de naufrágios da região é difícil deterninar a que navio pertence.
Registros da Marinha falam sobre os destroços terem sido explorados.

(L) National Maritime Museum (Greenwich – Inglaterra)

(L) Símbolo da Companhia Britânica das Índias Orientais.

 

Dados básicos

Nome do navio: Queen
Data de afundamento: 09.07.1799

Dados de localização

Local: Salvador
UF: BA
País: Brasil
Posição: Baía de Todos os Santos. Imediações do Forte de São Marcelo
Latitude: 12° 58′ sul
Longitude: 038° 01′ oeste
Profundidade mínima: 17 metros
Profundidade máxima: 20 metros
Condições atuais: enterrado

Dados técnicos

Nacionalidade: inglesa
Armador: Companhia das Indias Orientais
Deslocamento: 800 toneladas
Comprimento: 43,82 metros
Tipo de embarcação: galeão
Material do casco: madeira
Carga: Cerâmica. 150.000 libras esterlinas. Material de guerra. Estanho em barras. Cobre
Propulsão: vela
Motivo do afundamento: incêndio

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