MERCURIUS

Sumário

Histórico

Histórico

O Mercurius da empresa Wilson, sons, era um rebocador de porte médio, utilizado em serviços gerais nos portos atendidos pela companhia.
Junto com o Saveiros, teve importante papel no reboque do vão central da Ponte Rio-Niterói na década de 70.
Os dois rebocadores gêmeos atuaram nos portos de Recife e Suape. Nos últimos anos de serviço o Mercurius esteve atuando no porto de Cabedelo, PB., terminando suas operações em 2004, devido ao desgaste dos mais de 30 anos de serviço, nesse mesmo ano foi descomissionado e enviado para Recife.

O Mercurius foi mantido durante um ano, longe das operações de mergulho turístico, estando aberto apenas aos pesquisadores do projeto do Parque de Naufrágios Artificiais. Em 2006 foi doado pela companhia, junto com o Saveiros e o Taurus, ao projeto de formação de Recifes Artificiais da cidade de Recife.

Com isso, ele serviu de controle para o impacto ambiental causado pelos mergulhadores, já que ele é idêntico ao Saveiros e os dois naufrágios estão a apenas 1 milha de distância.
A liberação das operações de mergulho no Mercurius ocorreu em agosto de 2007 e durante o Workshop de Mergulho em Naufrágios de 2007 foram apresentados os primeiros resultados comparando os dois naufrágios. Os primeiros resultados indicam que não há impacto na ação dos mergulhadores na frequência que hoje ela ocorre.
Durante a realização do Workshop, organizado pela operadora Aquáticos de Recife, pudemos mergulhar no rebocador agora liberado.
   

 

 

(L) (L) (L)  Grande quantidade de vida

Preparação

O naufrágio do Mercurius, assim como o Saveiros e o Taurus estão ligados ao projeto de formação do Parque de Naufrágios Artificiais no litoral de Recife, PE.
Os afundamentos foram uma realização da AEMPE – Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco e contou com a participação das universidades UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) UPE (Universidade de Pernambuco) e UFC (Universidade Federal do Ceará), que estão fazendo o acompanhamento do processo de colonização, ocupação biológica e impacto ambiental.

(L) (L) Durante a preparação no pier da Wilson,Sonsem Recife,
em sequência Mercurius, Saveiros e Taurus

A empresa Wilson, sons, através de seu representante Sr. Helio Vaisman, doou três rebocadores, Taurus, Saveiros e Mercúrius à AEMPE; arcando também com os custos de preparação, limpeza e logística de reboque das embarcações até os pontos determinados para o afundamento. Cabe lembrar, que a mesma empresa já havia doado quatro outros rebocadores que também foram afundados em frente ao Recife, são eles; Lupus, Minuano, Servemar X e Saveiros.
Após cinco meses de apreciação do projeto pelo IBAMA, Marinha do Brasil e CPRH foram concedidas as autorizações necessárias e no dia 03 de maio de 2006 as três embarcações foram afundadas ao largo do litoral em frente a Recife.

 

Durante as etapas de preparação estive nos rebocadores, onde o amigo José Mário
atenciosamente me explicou os trabalhos de limpeza e preparação

               (L) Vista do porão de popa durante os trabalhos de limpeza
o casario, mostrando a abertura da sala de máquinas

(L) Vista do casario a partir da popa

(L) No interior do casario, uma das aberturas
preparadas para a casa de máquinas

Afundamento
Os três rebocadores foram levados a reboque até as posições predeterminadas e fixados ao fundo por poitas de concreto. Abertas as válvulas, à água rapidamente encheu os porões e o mar atingiu as aberturas feitas no casco, os rebocadores afundaram rapidamente.
O Saveiros e o Taurus foram imediatamente abertos a visitação dos mergulhadores.
Já o Mercurius, idêntico ao Saveiros, permaneceu durante um ano, com a visitação restrita a pesquisadores devidamente autorizados.

 (L) Escada ligando a sala de máquinas a cabine superior

 

Dados básicos

Nome do navio: Mercurius
Data de afundamento: 03.05.2006

Dados de localização

Local: Recife
UF: PE
País: Brasil
Posição: A 5 milhas da costa, em frente a praia de Boa Viagem, Recife
Latitude: 08° 04. 725′ sul
Longitude: 034° 44.022′ oeste
Profundidade mínima: 19 metros
Profundidade máxima: 29 metros
Condições atuais: inteiro

Dados técnicos

Nacionalidade: braasileira
Ano de fabricação: 1970
Armador: Wilson, sons. (Sobrare Servemar S.A.)
Deslocamento: 270 toneladas
Comprimento: 29,1 metros
Boca: 7,4 metros
Tipo de embarcação: rebocador
Material do casco: aço
Carga: vazio
Propulsão: motor diesel
Motivo do afundamento: formação de recife artificial

Descrição

Descrição
O Mercurius encontra-se apoiado corretamente no fundo praticamente intacto.
Na proa, está uma poita de concreto que foi utilizada para estabilizar a embarcação durante o afundamento. Existem ainda cabeços de amarração, uma escotilha e as marcas de inserção do guincho de âncora.

O casario está inteiro e a cabine de comando está completamente limpa. No “fly bridge” existe apenas uma mesa.
Seguindo-se para a popa está a chaminé, com uma abertura de cada lado. Na parte de baixo do casario existem portas em ambos os bordos que dão acesso, através de uma escada, ao compartimento da sala de máquinas.
Na popa, o gato de reboque e toda a cobertura da sala de máquinas foram retirados, deixando ampla abertura para penetração.

      (L) Na popa foi aberta uma passagem

       (L) A cabine de comando intacta

    (L) Cabos de reboque flutuam na proa

Em cada uma das laterais da sala de máquinas foi aberta no casco uma janela que também permite uma passagem, embora mais restrita, de mergulhadores. Ao contrário do Saveiros, no Mercurius ainda existe o cano de guia do cabo.
No final do rebocador foi aberta a tampa da sala do comando do leme.
O hélice, tubulão giratório para manobra e o leme ainda estão no local, porém em certos mergulhos eles estão parcialmente enterrados pela areia.

   (L) Cardumes escurecem os destroços

 

  (L) Sala de máquinas totalmente aberta

(L)O apoio de reboque guarnece a popa

(L) Águas claras favorecem o mergulho


Coral de Fogo

Wilson, Sons

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