Dicas técnicas – Swivel de 2ª estágio

Mais conforto do bocal durante o mergulho

Melhorando também o trajeto das mangueiras

Já abordamos aqui o swivel de 1º estágio, que além de permitir ao mergulhador um bom roteamento das mangueiras, o que as protegerá de cortes em partes mais afiadas dos destroços, diminui o volume do equipamento, diminuindo o arraste e enrosco.
No entanto, em vários mergulhos, principalmente quando nos apertamos em passagens estreitas, com bordas irregulares e cortantes, não existe roteamento que proteja a mangueira do 2ª estágio por onde respiramos, é aí que entra o swivel de 2º estágio.


Analisaremos o uso do swivel de 2º estágio, chamado swivel de 360º.

 

Existem no mercado três ou quatro modelos de swivel que entram junto ao 2º estágio. Eles podem simplesmente mudar o ângulo do regulador em relação à mangueira (figura 1a), ou permitir a variação livre de posição do 2º estágio (Figura 1b).
Abordaremos a utilização do swivel de 360º (Figura 1b), Esse Acessório é formado por uma junção esférica, vedada por o’ring e mantidas juntas por um parafuso central. Ele permite o giro do regulador para qualquer posição em relação a mangueira.

A primeira função do swivel é sem dúvida aliviar o desconforto causado por algumas configurações, que acabam por repuxar o 2º estágio forçando-o para fora da boca, o que acaba provocando: fadiga no maxilar, incômodas nevralgias e desgaste do bocal do regulador, que acaba por rasgar-se rapidamente.
Em algumas ocasiões, o bocal solta-se do regulador o que faz o mergulhador beber desagradáveis goles de água salgada.
Para o mergulhador de naufrágio, a maior vantagem do swivel de 360º é a possibilidade passar a mangueira por debaixo do braço, sem que isso torne-se incômodo. Esse procedimento protege a mangueira do 2º estágio de arestas cortantes, que embora não devam romper totalmente a mangueira, se o mergulhador for cuidadoso, poderá provocar pequenos cortes, que já serão suficiente para cancelar o mergulho e a penetração.
Além dessa vantagem o swivel protegem a alça da mangueira de estruturas que possam causar enrosco.
Os mergulhadores que portam esse tipo de acessório, não costumam utilizar a mangueira por baixo do braço o tempo todo; mas em momentos de passagens estreitas ela é rapidamente passada pela axila, mantendo a mangueira junto ao corpo (Figura 2 e 3).

Com o Swivel a mangueira pode inclusive ser passada debaixo do braço

Rolar para cima