Chuuk Lagoon – Kensho Maru

Naufrágios de Chuuk Lagoon

Texto e fotos: Maurício Carvalho

Histórico
O Kensho Maru (segundo alguns autores o nome seria “Kansho Maru” mas esta é uma tradução incorreta dos caracteres do kanji). A palavra Maru significa navio mercante.
Era um navio misto de carga e passageiros com casario central e 5 porões construído em 1938 pelos estaleiros Tama Zosen Shipbuilting de Tamano ao sul de Okayama, para a armadora Inui Kisen K.K. em Kobe, no Japão.
Quando começam os conflitos com o Japão na segunda guerra, a marinha japonesa requisita o navio, que foi colocado como transporte de suprimentos militares entre o as ilhas japonesas e suas possessões no Pacífico.
Posteriormente, foi equipado com um canhão de proa de 120 mm e utilizado também para transporte os feridos e apoio médico.
Em dezembro de 1944 o Kensho Maru estava no Atol de Kwajalein (Ilhas Marshall) entregando suprimentos, quando foi atacado por bombardeiros pesados. Atingido, sofreu forte incêndio, que obrigou o capitão a encalhar o navio enquanto o fogo era apagado. Com danos no motor, o Kensho foi rebocado para Chuuk lagoon pelo Momokawa Maru, que também seria afundado em Chuuk durante a operação Hainstone.
Dimensões: 117,2 x 16 X 9,2 metros  –  Tonelagem bruta: 4.862 toneladas
Construção: 1938, Tama Zosen Shipbuilting, Tamano  –  Tipo: misto de carga e passageiros
Motor: 1 diesel 6 cilindros, 642 n.h.p., 1 hélices, 15 nós
Armamento: canhão de proa
O Ataque
No dia 17 de fevereiro o Kensho Maru quando o ataque americano começou, ele estava no ancoradouro de reparos ao norte da Ilha de Fefan e a oeste das Ilhas Dublon, junto ao navio oficina Akashi. Os dois navios foram atacados por aviões do USS Yorktown, pouco depois, aviões do USS Essex atingiram o meio do navio com uma bomba 1.000 libras, deixando-a em chamas. No dia seguinte, aviões da USS Enterprise, USS Monterey e USS Bunker Hill voltaram a atingir o navio. Um torpedo de um avião TBF Avenger do USS Bunker Hill atingiu o cargueiro, causando fortes danos que somados aos ataques anteriores causaram seu afundamento.
Não existem fotos do Kensho Maru afundando, mas interceptações da inteligência americana em março de 1944 davam conta da perda do cargueiro no ataque do dia 17 e 18 de fevereiro.
 
Mapas segundo Daniel E. Bailey – World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication
 

Canhão de 120 mm no proa  – 
Sala de máquinas imperdível

Mergulho – Profundidade: de 18 a 32 metros

Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn – modificado

O Kensho Maru é um dos navios mais bem conservados da laguna de Chuuk. Ele está na posição vertical apoiado na quilha, ligeiramente adernado para bombordo, com a popa mais rasa do que a proa.
Na proa, duas correntes de âncoras se estendem de cada bordo a partir do guincho, na plataforma está o canhão de 120 mm, ainda apontando para cima.
Seu convés se estende de 24 metros na proa a 18 metros na popa e o fundo segue de 32 metros a 27 metros. Sua superestrutura está a 18 metros com muitos artefatos, a sala de comando bem preservada, apresenta dois andares no superior está o telégrafo de máquinas de comando e no inferior ainda existe boa parte do sistema de rádio.
Logo a frente da sala de comando está o grande rombo causado pelo torpedo. Os mastros se aproximam da superfície, o de proa permanece a 9 metros e o de popa a apenas 6 metros.
A popa está bastante destruída, mas ainda podem ser vistos o grande hélice e leme.
Muitos artefatos na superestrutura. A sala de máquinas, uma das melhores de Chuuk, é facilmente acessível pelas gaiutas atrás da chaminé e muito interessante, acima das máquinas um salão amplo, sem obstruções e com pouco sedimento. Uma penetração que pode ser feita em vários níveis de acordo com a experiência do mergulhador.
No porão nº 4 estão bombas d’água de salvamento.

Kensho Maru  –  Afundamento – 18.02.1944
Construção: 1938  –  Medidas – 117,2 metros / 4.862 toneladas


Com o acesso fácil pelas gaiutas atrás da chaminé o primeiro nível da sala de máquinas apresenta compressores e tanques de lubrificantes


O segundo nível, com acesso pela escada na lateral da sala de máquinas, já apresenta muito sedimento. O compressor de ar é famoso em Chuuk e chamado de “R2D2”.

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Instrutor: Maurício Carvalho – 30 anos de experiência – Especialidade levada a sério!


Por todo convés existem peças retiradas do interior dos destroços

Na sala de comando o telégrafo de máquinas de controle e no andar de baixo estão os rádios de comunicação


Convés com grande quantidade de vida

O grande rombo de bomba no espelho de popa
Leme e hélice estão estão presos ao fundo de corais


Por todo convés pode ser encontrada uma grande variação de gorgônias, corais e anêmonas, com formatos e cores diferentes


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