Naufrágios de Chuuk Lagoon
Texto e fotos: Maurício Carvalho
Kensho Maru

República da Micronésia – Pacífico

Era um navio misto de carga e passageiros com casario central e 5 porões construído em 1938 pelos estaleiros Tama Zosen Shipbuilting de Tamano ao sul de Okayama, para a armadora Inui Kisen K.K. em Kobe, no Japão.
Quando começam os conflitos com o Japão na segunda guerra, a marinha japonesa requisita o navio, que foi colocado como transporte de suprimentos militares entre o as ilhas japonesas e suas possessões no Pacífico.
Posteriormente, foi equipado com um canhão de proa de 120 mm e utilizado também para transporte os feridos e apoio médico.
Em dezembro de 1944 o Kensho Maru estava no Atol de Kwajalein (Ilhas Marshall) entregando suprimentos, quando foi atacado por bombardeiros pesados. Atingido, sofreu forte incêndio, que obrigou o capitão a encalhar o navio enquanto o fogo era apagado. Com danos no motor, o Kensho foi rebocado para Chuuk lagoon pelo Momokawa Maru, que também seria afundado em Chuuk durante a operação Hainstone.
Dimensões: 117,2 x 16 X 9,2 metros – Tonelagem bruta: 4.862 toneladas
Construção: 1938, Tama Zosen Shipbuilting, Tamano – Tipo: misto de carga e passageiros
Motor: 1 diesel 6 cilindros, 642 n.h.p., 1 hélices, 15 nós
Armamento: canhão de proa

Não existem fotos do Kensho Maru afundando, mas interceptações da inteligência americana em março de 1944 davam conta da perda do cargueiro no ataque do dia 17 e 18 de fevereiro.
2000 North Valley Diver Publication


Canhão de 120 mm no proa – Sala de máquinas imperdível
Mergulho – Profundidade: de 18 a 32 metros

O Kensho Maru é um dos navios mais bem conservados da laguna de Chuuk. Ele está na posição vertical apoiado na quilha, ligeiramente adernado para bombordo, com a popa mais rasa do que a proa.
Na proa, duas correntes de âncoras se estendem de cada bordo a partir do guincho, na plataforma está o canhão de 120 mm, ainda apontando para cima.
Seu convés se estende de 24 metros na proa a 18 metros na popa e o fundo segue de 32 metros a 27 metros. Sua superestrutura está a 18 metros com muitos artefatos, a sala de comando bem preservada, apresenta dois andares no superior está o telégrafo de máquinas de comando e no inferior ainda existe boa parte do sistema de rádio.
Logo a frente da sala de comando está o grande rombo causado pelo torpedo. Os mastros se aproximam da superfície, o de proa permanece a 9 metros e o de popa a apenas 6 metros.
A popa está bastante destruída, mas ainda podem ser vistos o grande hélice e leme.
Muitos artefatos na superestrutura. A sala de máquinas, uma das melhores de Chuuk, é facilmente acessível pelas gaiutas atrás da chaminé e muito interessante, acima das máquinas um salão amplo, sem obstruções e com pouco sedimento. Uma penetração que pode ser feita em vários níveis de acordo com a experiência do mergulhador.
No porão nº 4 estão bombas d’água de salvamento.
Kensho Maru – Afundamento – 18.02.1944
Construção: 1938 – Medidas – 117,2 metros / 4.862 toneladas



Com o acesso fácil pelas gaiutas atrás da chaminé o primeiro nível da sala de máquinas apresenta compressores e tanques de lubrificantes



O segundo nível, com acesso pela escada na lateral da sala de máquinas, já apresenta muito sedimento. O compressor de ar é famoso em Chuuk e chamado de “R2D2”.
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Instrutor: Maurício Carvalho – 30 anos de experiência – Especialidade levada a sério!
Por todo convés existem peças retiradas do interior dos destroços
Na sala de comando o telégrafo de máquinas de controle e no andar de baixo estão os rádios de comunicação
Convés com grande quantidade de vida
O grande rombo de bomba no espelho de popa
Leme e hélice estão estão presos ao fundo de corais
Por todo convés pode ser encontrada uma grande variação de gorgônias, corais e anêmonas, com formatos e cores diferentes