Chuuk Lagoon – Kiyosumi Maru

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Histórico
Este navio misto de carga e passageiro foi construído em 1934 para a prestigiosa armadora Kokusai Kisen K.K., essa companhia de Tóquio batizava seus navios com a inicial “K”.
Kyushu é um famoso santuário e a palavra “Maru” significa navio comercial. A companhia K. K. realizava viagens regulares do Japão para os Estados Unidos, Europa, Austrália, Índia, China e África.
Em junho de 1941, com o endurecimento das relações do Japão com os aliados o navio foi requisitado pela marinha imperial, armado com quatro canhões no convés, várias armas antiaéreas e 2 pares de lança-torpedos e designado como cruzador auxiliar.
Participou das operações de ataque dos cruzadores mercantes alemães e italianos no Oceano Índico-Java; na ofensiva de Midway, nas Ilhas Salomão e transporte de tropas para a China, Palau, Cingapura e Rabaul (Nova Guiné), chegando a transportar mais de 3.200 homens.

Dimensões: 137 metros de comprimento, 5,3 metros de boca; Tonelagem: 8.614 T
Construção: 1934 / Tipo: carga e passageiros
Máquinas: duas a diesel com 2187 hp, uma hélice; atingindo velocidades de 16 nós;
Armamento: 4 canhões, antiaéreas e 2 pares de tubos lança torpedos

Em novembro de 1943 foi bombardeado por Liberators quando viajava de Chuuk lagoon para Rabaul (Nova Guiné). Em janeiro de 1944 foi atingido por 3 torpedos do submarino americano USS Submarine Balao, resultando em 71 feridos. Foi rebocado até a laguna de Chuuk para reparos pelo cruzador Oyodo Maru, que também seria afundado na base naval de Kure em 28 de julho de 1945 durante um bombardeio americano.

O Ataque
Estava ancorado em reparos a 600 metros no sudeste da Ilha Fefan, quando a operação Hailstone começou no dia 17 de fevereiro de 1944.
Foi atacado por bombardeiros de mergulho SBD-3 Dauntless do USS Yorktown e USS Enterprise que o atingiram com pelo menos 4 bombas. O ataque final coube aos aviões do USS Yorktown. O navio ainda navegou em direção ao porto, mas logo foi ao fundo, matando 43 passageiros e 62 tripulantes.

Como em todos os naufrágios de Chuuk Lagoon existem muito equipamento espalhado pelo exterior, inclusive ossos e crânios humanos, que por respeito não fotografamos
Mapas segundo Daniel E. Bailey – World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication


Mergulho – Profundidade: de 12 a 36 metros

Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn – modificado

O navio encontra-se integro, adernado 90º sobre o bombordo. A proa está a 18 metros e o bordo do convés principal a 12 metros. A ponte de comando e parte do casario junto a ela foram destruídos pelas bombas. Mas a superestrutura central está íntegra e nela existem cabines, banheiros e uma grande cozinha.
Os mastros, ainda inteiros, se projetam perpendicularmente ao casco e os paus-de-carga pendem apoiados no fundo.
Na proa e popa existem as plataformas de canhão e de armas antiaéreas, mas todas as plataformas estão vazias.
Os porões 1 e 2 estão quase vazios, estão presentes apenas alguns tonéis e cartuchos de munição ainda em suas caixas de metal. Pode ser visto uma enorme abertura para o exterior causada pelo impacto do torpedo. No porão 3 existem compressores e tanques de ar.
No porão 4 existem bicicletas e o porão 5 está vazio. No porão 6, além de toneis de combustível de aviação, existem, presas à parede, duas grandes pás reservas do hélice armado.

Kiyosumi Maru – Afundamento  –  18.02.1944
Construção: 1934  –  Medidas – 137 metros / 8.614 Tonelagem


Os mastros ainda se projetam perpendiculares ao casco, que cria grande área de sombra

As entradas dos porões são muito amplas

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Sala de máquinas de fácil acesso

Como em muitos navios de Chuuk, no último porão existem pás reservas de hélices armados


A fauna é muito variada e todo o casco superior (foto a direita) do Kiyosumi está colonizado por massas de coral


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