BARON DECHMONT (Navio do Pecém)

Sumário

Foi construído por Ardrossan Drydock & Shipbuilding Co., de Greenock, na foz do rio Clyde, em 1929. Esta série de navios ficou conhecida como Baron Line, pois todos os navios tinham nomes de barões. Era um pequeno cargueiro do tipo então clássico, denominado “three island”,
Construído na Alemanha, com o nome Amer Bonalfan, foi repassado a Inglaterra como parte do pagamento pelas perdas de navios da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o Barão de Dechmont, procedente de Barry e Milford Haven e com destino a Recife; navegava fora de comboios, quando foi torpedeado na posição 03º 11′ S e 38º 41′ W por um submarino alemão, provavelmente o U-507, que posteriormente foi afundado pela aviação de patrulha.
O capitão D. Maccallun do Baron Dechmont, foi aprisionado a bordo do submarino, que posteriormente foi afundado em 13.01.1943, sendo uma das 7 vítimas do naufrágio do navio inglês.
Não existem informações nos jornais de época sobre esse naufrágio, que pode ser justificada pelo controle da imprensa na divulgação de informações da ação inimiga.
Trinta e seis tripulantes do cargueiro chegaram em baleeiras à costa do Ceará no dia seguinte.

(L) O Barão de Dechmont

(L)Canhão de popa   (L)Guincho dos páus-de-carga (L) Guindaste de proa

 

Dados básicos

Nome do navio: Baron Dechmont
Data de afundamento: 03.01.1943

Dados de localização

Local: Fortaleza
UF: CE
País: Brasil
Posição: ao largo do Pecém
Latitude: 03° 07.42′ Sul
Longitude: 038° 46.16′ West
Profundidade mínima: 27 metros
Profundidade máxima: 35 metros
Condições atuais: semi-inteiro

Dados técnicos

Nacionalidade: inglesa
Ano de fabricação: 1929
Estaleiro: Androssan DD & SB Co. (Glenorck Rio Clyde Escócia)
Armador: H. Hogarth & Son, Ardrossan CO.
Deslocamento: 3675 Toneladas
Comprimento: 105,5
Boca: 15,5
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço
Carga: 4.630 toneladas de carvão mineral e coque
Propulsão: vapor
Motivo do afundamento: Atacado pelo submarino alemão U-507

O navio está apoiado de quilha no fundo. A estrutura encontra-se rompida a meia nau e pouco antes da estrutura da proa, que está adernada para bombordo.
A Popa é a seção mais inteira do navio, mas o hélice foi removido. Pendurado na murada a estibordo da popa está o canhão e logo a sua frente encontra-se o volante do leme, cabeços de amarração e um guincho. Segue-se o 2º porão de popa, bastante assoreado, a frente da estiva outro guincho e a base do mastro de carga. A frente da base do mastro está o 1º porão de popa, dentro dele pode ser identificado o túnel do eixo.
O compartimento de máquinas está completamente vazio, sem sinais das máquinas a vapor. Não se sabe se as máquinas foram removidas ou perdidas durante o naufrágio. Neste ponto, o casco está bastante quebrado, o que poderia indicar ser a área de impacto do torpedo.
Seguindo-se em direção à proa existem duas grandes caldeiras ainda fechadas. No 2º porão de proa existe uma passagem junto ao casco de bombordo até a proa. A boreste, também existe uma passagem com penetração de cerca de 10 metros.
A partir do início do 1º porão de proa o casco está totalmente destruído e separado da proa. Na proa existe uma estrutura articulada no casco, em forma de V, que parece ser um pau-de-carga de configuração pouco usual.

      (L)Todos os passadores de cabos possuíam grades    (L)Normalmente grandes meros frequentam o naufrágio    (L)O volante do leme com engrenagens do sistema a vapor

 

 

 

O Baron Dechmont é um belo naufrágio, mas devido a sua estrutura e ao local do naufrágio, exige treinamento avançado e de naufrágio para que possa ser feito de maneira tranquila e segura.
Procure treinamento de boa qualidade para que possa desfrutar da melhor forma deste naufrágio.

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