Sumário
Os destroços dos vapores Germania e Bretagne apresentam-se misturados no fundo sobre um recife
a 500 metros do Farol de Santo Antônio na entrada da Baía de Todos os Santos.
Vários outros navios foram vítimas do mesmo traiçoeiro obstáculo.
Aparentemente os destroços do Germania orientam-se no sentido da entrada da Baía de Todos os Santos,
enquanto os destroços do Bretagne estão cruzados com o do Germania.
(L) Foto do Farol da barra da posição dos naufrágios
NAUFRÁGIO do BRETAGNE
Histórico
O navio, que seguia para Marsellha, partiu a corrente do leme ao bater nos destroços do Germania, na altura do Forte de São Marcelo quando fazia manobra, ficando a deriva, foi atirado pela correnteza nas pedras em frente ao local denominado “Paulo e Virgínia”, onde afundou o Germânia. A pesar de terem sido enviados dois rebocadores até o navio eles não lograram êxito na tarefa retornando ao porto. O comandante do barco, ao ver a extensão do acidente, se suicida com um tiro. O vapor ficou preso nas pedras por vários dias, havendo inclusive, tentativas de pilhagem.
A Société Générale de Transports Maritimes possuiu 3 navios com o nome de Bretagne, um deles afundado no mar negro em 1871, o segundo foi perdido na Bahia em 1903 e o terceiro vendido em 1961. Outros navios da mesma companhia como o Normandie e o La Spange tinham configuração semelhante, por isso determinar a identificação fotográfica desse navio não é uma tarefa fácil.
(L) Navio Bretagne encalhado e já partido sobre o banco na entrada da baía de Todos os Santos
Durante alguns anos essa foto foi identificada erradamente como sendo do Germania, mas agora com o auxílio do Instrutor André Lima de Salvador.
Que de posse de uma nova foto do navio Bretagne identificou os destroços ao lado como sendo do vapor da Société Générale de Transports Maritimes.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Os destroços desses dois vapores (Germania e Bretagne) estão espalhados pelo fundo plano e pouca coisa restou das estruturas. Os dois navios parecem estar posicionados cruzados como se fosse um X, mas quase paralelo. O ponto de intersecção é o compartimento das caldeiras, guinchos e as máquinas a vapor dos dois navios foram removidas.
Os destroços do vapor Bretagne estão bem comprometidos. Podem ser vistos dois conjuntos de destroços a partir das quatro caldeiras de alta pressão, três ainda estão alinhadas e uma quarta distante cerca de três metros do conjunto.
Seguindo-se a linha de cavername em direção a proa podem ser vistas estivas e a tampa de porão, partes dos mastros e o encanamento de vapor, mas nada foi localizado da proa. Em direção a popa também existem restos de mastro e cavername.
foto jornal
(L) (L) (L) O cavername e as caldeiras dos dois navios, que estão agrupadas, são as estruturas mais notáveis
(L) Base de sustentação de mastro
(IMAGEM)
(L) Cavername
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