CANAL DA RATA (Luigia V)

Sumário

Histórico

Não se conseguiu ainda determinar se existe realmente um naufrágio inteiro no fundo do Canal da Rata ou apenas um conjunto de peças, já que só existe um pequeno número de destroços no fundo.
A maior indicação é a grande âncora almirantado com pequeno segmento de corrente que está, no meio do canal claramente unhada e presa ao fundo em uma posição de ancoragem. O que poderia representar que apenas foi perdida durante uma manobra de ancoragem no canal.

 

 

 

 

Pesquisa

Em novembro de 2024 encontramos o registro da barca italiana Luigia V que no dia 04.09.1886 encalhou na ilha Rata para não afundar. A barca acabou se perdendo batida pelo mar e nos meses seguintes houve a venda do casco e salvados, que foram transportados para Recife, no vapor Gequiá.

Isso o pode explicar a falta de outros destroços, mas ainda não foi possível confirma a posição do encalhe da barca e a identificação. Estamos aguardando informações pedidas a mergulhadores de Fernando de Noronha.

Dados básicos

Dados de localização

Local: Fernando de Noronha
UF: PE
País: Brasil
Posição: no meio do canal entre a Ilha Rata e a Ilha do Meio
Latitude: 03° 49′ sul
Longitude: 032° 25′ oeste
Profundidade mínima: 08 metros
Profundidade máxima: 13 metros
Condições atuais: desmantelada

Dados técnicos

Material do casco: madeira
Descrição

Encontra-se no meio do canal uma grande âncora almirantado com uma das unhas firmemente cravada no fundo. Seguindo-se da âncora existe aproximadamente 50 metros de corrente, já muito recoberta por corais e algas. No final da corrente, grande aglomerado de pedras parece demonstrar a presença do lastro. Entre as grandes rochas existe um bom número de telhas e outros artefatos de cerâmica.

   
Âncora almirantado, firmemente presa ao fundo
A corrente recoberta de algas
Uma das muitas telhas de cerâmica entre as pedras de lastro

Compartilhe

Rolar para cima