CARVÃO

Sumário

Fotos, Mosaico e descrição: László Mocsári
Histórico
Uma Alvarenga típica do início do século XIX

Sabe-se apenas pelo aspecto dos destroços no fundo que a embarcação deve ser uma Alvarenga. Essas embarcações eram responsáveis inicialmente por levar material até os vapores ancorados ao largo do cais, porém, acabavam sendo rebocadas por vapores para aumentar a capacidade carga, Já que a capacidade de carga dos vapores brasileiros da época era baixa. Como eram construídas para atividades em portos, com fundo achatado e pouca estabilidade, em condições de mar grosso, acabavam naufragando com muita frequência. Vejam, entre outras a Alvarenga (PB), Batelão do norte (PE) e o Piaçava (BA.).

Sabe-se apenas, que era uma Alvarenga de casco de madeira e foi relatado no passado grande quantidade de carvão no fundo (Pedras de carvão não tem sido vistas nos últimos mergulhos nesse naufrágio). Como as Alvarengas não apresentavam máquinas, é provável que fosse sua carga.
Era bastante comum o transporte de carvão em Alvarengas, de portos principais, onde esse combustível chegava, para portos menores. Na Bahia, provavelmente a rota seria de Salvador para portos do sul como Ilhéus, Belmonte etc.
A aparência dos destroços faz supor que houve um incêndio a bordo, pois as estruturas estão muito comprometidos.
Existiu durante alguns anos confusão sobre a identidade de dois naufrágios muito próximos e de estrutura semelhante, o Piaçava e o Carvão, que estão separados por apenas 400 metros. O que faz supor inclusive que tenham afundado no mesmo reboque.
Mas agora com os trabalhos de mapeamento do mergulhador László Mocsári de Salvador, as duas identificações estão claras.

Dados básicos

Dados de localização

Local: Itaparica
UF: BA
País: Brasil
Posição: Barra leste da Baía de Todos os Santos, 2,5 milhas da praia de Barra Grande, Itaparica
Latitude: 13° 04′ sul
Longitude: 038° 39′ oeste
Profundidade mínima: 14 metros
Profundidade máxima: 18 metros
Condições atuais: desmantelada

Dados técnicos

Comprimento: 42 metros
Boca: 06 metros
Tipo de embarcação: alvarenga
Material do casco: madeira
Propulsão: sem propulsão


                  Âncora na proa e o aglomerado de correntes                                   O cavername já tombado no fundo

Descrição

Pouca coisa sobrou no fundo dos destroços. A embarcação parece caída em sua posição de navegação, ligeiramente adernada para bombordo, já bastante desmontada e limitada por um pequeno conjunto da cavernas. O fundo é coberto por algas calcáreas típicas dessa região.
Na proa existe uma âncora almirantado com cerca de 2 metros, com suas unhas caídas debaixo dos destroços, ou corrente solidificada, o que indica que possivelmente o navio afundou enquanto navegava. Debaixo dela parecem estar duas golas redondas de escovéns (o que pode indicar casco de madeira). A cerca de dois metros da anilha da âncora, que se projeta em 45º, está um cabeço de amarração com cerca de 40 centímetros. Não há sinal claro das correntes.
A frente da proa existe uma haste de cerca de dois metros presa a alguma estrutura. Uma segunda âncora plana está caída ao lados dos destroços. Atrás desse primeiro aglomerado parece existir um turco.

A barra de medição (branca e laranja) possui 6 metros de comprimento

Em direção ao meio do navio a estrutura só é evidenciada por um conjunto de cavernas finas e caídas para fora, poucas peças existem na canoa, já totalmente aberta e muito pouco se percebe do casco que parece ser ferro doce.
Do meio da embarcação para a popa, caído junto ao costado de bombordo existe uma estrutura plana com uma abertura circular no centro, que parece se ligar a uma caixa, com cerca de 4 metros parcialmente destruída, pode tratar-se de um tanque de água.
No final do casco a popa forma um segundo aglomerado e terminando este aglomerado é nítida a estrutura do volante do leme. Parte do leme e sua governadura parecem estar caídos após a popa.

 

Vídeo do Carvão – László Mocsári

 

 

 

 


                                           Cavername de bombordo                                                  Argola de amarração do reboque


                   Um dos cunhos de amarração                            Um dos cabeços de amarração                                       Parte de uma caixa d’água

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