Sumário
Fotos Roberto Costa Pinto
Histórico
O navio foi localizado por pescadores na face leste do parcel das paredes em Abrolhos e chegou ao conhecimento dos mergulhadores em torno de 2019.
Neste momento o naufrágio já está praticamente identificado, restando apenas conferir algumas medidas de caldeiras, máquinas e hélices para podermos anunciar a identidade do Naufrágio do Chico.
Navio semelhante ao Chico
Cabeço de amarração e murada de bordo
A identificação do Naufrágio do Chico, já está muito adiantada. Os dados históricos e técnicos, já conferem com a possível identidade, apenas estão faltando algumas medidas e uma possível confirmação da carga para a total confirmação.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Desrição
É um naufrágio de um navio a vapor, que apresenta aproximadamente 90 metros de comprimento por 12 de boca. O vapor está apoiado corretamente em um fundo de areia, ligeiramente adernado para boreste. A popa esta virada para leste encostada no recife e a proa pra oeste, indicando que provavelmente bateu nos recifes da ponta leste do Parcel das Paredes quando subia a costa.
É um cargueiro de aço feito de chapas sobreposta e rebitadas.
Apresenta dois porões a vante e dois porões a ré do casaria central. No convés as estivas são finas e entre elas existem guinchos de pau-de-carga e os mastros estão caídos para boreste. Existe muito carvão nos porões o que indica o início da viagem.
Acesso a 1ª coberta – Guincho de carga entre o mastro e a estiva do porão – Guincho do Pau de carga
Existem caldeiras e máquinas a vapor. A popa em leque e mais elevada do que o convés de carga apresenta um volante do leme e o compartimento, já sem o telhado, provavelmente a casa do volante do leme. Existe uma murada, que circula boa parte do convés, além de cabeços de amarração e turcos.
O hélice possui quatro pás e mede aproximadamente 4 metros. O leme possui cerca de 5 metros e está ligeiramente virado para boreste.
Ao longo do convés existem várias “engrenagens” (provavelmente guinchos de paus-de-carga, rolos de cabos).
Arco de hélice e o hélice de 4 metros – Pás do hélice – Grande leme do navio
Cabeço de amarração da popa – Bobinas de cabos
Agradecimentos
Enrico Marcovaldi, Gustavo Mauroy, Ricardo Pinheiro, Roberto Costa, Thomas Bonelli
SINAU
Para mais informações, acesse o Sistema de Informações de Naufrágios - SINAU
Compartilhe