NAUFRÁGIO DO CHICO

Sumário

Fotos Roberto Costa Pinto

Histórico

    O navio foi localizado por pescadores na face leste do parcel das paredes em Abrolhos e chegou ao conhecimento dos mergulhadores em torno de 2019.

Neste momento o naufrágio já está praticamente identificado, restando apenas conferir algumas medidas de caldeiras, máquinas e hélices para podermos anunciar a identidade do Naufrágio do Chico.

Navio semelhante ao Chico
Cabeço de amarração e murada de bordo

A identificação do Naufrágio do Chico, já está muito adiantada. Os dados históricos e técnicos, já conferem com a possível identidade, apenas estão faltando algumas medidas e uma possível confirmação da carga para a total confirmação.

Dados básicos

Nome do navio: CHICO

Dados de localização

Local: Abrolhos
UF: BA
País: Brasil
Posição: Prte inferior interna do recife das Paredes
Latitude: 17° 51′ 50″ sul
Longitude: 038° 59′ 42″ oeste
Profundidade mínima: 14 metros
Profundidade máxima: 23 metros
Condições atuais: semi-inteiro

Dados técnicos

Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço
Motivo do afundamento: choque contra os recifes

Desrição

É um naufrágio de um navio a vapor, que apresenta aproximadamente 90 metros de comprimento por 12 de boca. O vapor está apoiado corretamente em um fundo de areia, ligeiramente adernado para boreste. A popa esta virada para leste encostada no recife e a proa pra oeste, indicando que provavelmente bateu nos recifes da ponta leste do Parcel das Paredes quando subia a costa.
É um cargueiro de aço feito de chapas sobreposta e rebitadas.
Apresenta dois porões a vante e dois porões a ré do casaria central. No convés as estivas são finas e entre elas existem guinchos de pau-de-carga e os mastros estão caídos para boreste. Existe muito carvão nos porões o que indica o início da viagem.
 
Acesso a 1ª coberta  –  Guincho de carga entre o mastro e a estiva do porão  –  Guincho do Pau de carga

Existem caldeiras e máquinas a vapor. A popa em leque e mais elevada do que o convés de carga apresenta um volante do leme e o compartimento, já sem o telhado, provavelmente a casa do volante do leme. Existe uma murada, que circula boa parte do convés, além de cabeços de amarração e turcos.
O hélice possui quatro pás e mede aproximadamente 4 metros. O leme possui cerca de 5 metros e está ligeiramente virado para boreste.
Ao longo do convés existem várias “engrenagens” (provavelmente guinchos de paus-de-carga, rolos de cabos).

    
Arco de hélice e o hélice de 4 metros  –   Pás do hélice  –  Grande leme do navio


Cabeço de amarração da popa  –  Bobinas de cabos

Agradecimentos 
Enrico Marcovaldi, Gustavo Mauroy, Ricardo Pinheiro, Roberto Costa, Thomas Bonelli

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