Sumário
Histórico
Na madrugada do dia vinte e nove de outubro de 1959, o navio cargueiro espanhol Concar, perdeu o rumo, quando se dirigia para o sul, encalhando sobre as pedras nas proximidades da Ponta de Pirassununga, ilha de São Sebastião. 0 Concar inaugurava uma nova linha entre Espanha e o Paraguai e realizava sua primeira viagem para o Atlântico Sul, de Malaga a Assunção, via Santos.
Após o encalhe o navio adernou para bombordo, ficando parte de seu casco (boreste) sobre uma laje. A popa do Concar, devido a esta inclinação, ficou quase ao nível d’água e como o mar agitado, a cada onda mais água entrava pelo convés.
Dois dias após, a corveta Concar da Marinha Brasileira conduziu alguns homens rãs e um engenheiro especializado em salvamento para a vistoria da embarcação.
0 Concar foi encontrado pelos técnicos ainda sobre a laje, com um declive ainda mais acentuado, o que permitia que o mar penetrasse através do convés para os porões devido as tampas das estivas estarem danificadas. Foram constatados ainda aberturas no casco; e através deles a casa das máquinas fora já inundada.
Constatou-se que o Concar poderia ser salvo, embora o custo inicial fosse considerado elevado.
Na madrugada de quinta-feira dia 19 de novembro, em meio a grande temporal, o Concar partiu-se em 3 pedaços, sendo 2 deles, popa e meia nau afundaram. Apenas a proa que ficou presa sobre as rochas, permanecendo aí durante alguns anos.
(L)
(L) Choque do navio Concar preso a ponta da Pirassununga