Sumário
Histórico

O Iate Lídice deixou o porto do Rio de Janeiro em 09 de outubro de 1952, transportando um carregamento de gasolina, querosene e óleos lubrificantes, consignado à empresa The Texas CO. localizada no porto de Vitória, ES.
Na altura de Ponta Negra (RJ.), o Iate enfrentou uma forte tempestade e ondas de popa. Quando se encontrava a 2 milhas da Ilha de Cabo Frio o 1º maquinista percebeu a presença de água na casa de máquinas, não sendo as bombas suficientes para retira-la.
Com o alagamento iminente, o comandante buscou abrigo no porto de Arraial do Cabo, RJ, passando pelo boqueirão e buscando abrigo na enseada do Forno.
Ao chegar a Arraial do Cabo, percebendo o capitão, que o fundo abrira água, mandou ancorar o Iate e buscar estivadores para retirar a carga da embarcação. O trabalho das bombas continuava ineficiente e foi dada a ordem de encalhar o Iate no meio da praia do Forno.
Aos poucos, a água e a areia invadiram os porões e a embarcação que foi dada como perdida, sendo então sucateada.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Pouca coisa resta do Iate Lídice sobre a areia. No fundo de areia algumas parte das estruturas de apoio da quilha. O bloco do motor e parte da estrutura de transmissão estão semi submersos. Nas laterais da embarcação ainda pode ser visto, em períodos que a areia é retirada pelo mar, parte do cavername.
Bloco do motor diesel, Fairbanks Morse-diesel 120 HP a 440 rpm. O que sobrou dos destroços encalhado na Praia do Forno
SINAU
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