MARALDI

Sumário

Histórico

O paquete misto (vela/vapor) Maraldi pertencia à companhia Brazil & River Plate Mail Stemears. Com linhas da Argentina e Uruguai e escalas no Brasil até portos variados da Europa.
Ele seguia viagem, vindo de Buenos Aires, com uma carga de couro e lã destinada a Antuérpia.
Ao entrar no porto de Salvador para abastecer-se de carvão e víveres, foi impelido pela forte correnteza, clássica na entrada da barra da Baía de Todos os Santos e às 21 horas acabou por encalhar e naufragou em um dos recifes bem junto à costa, entre o forte da Barra e o forte de Santa Maria.

Ilustração semelhante ao que seria o Maraldi

Dados básicos

Nome do navio: Maraldi
Data de afundamento: 28.02.1875

Dados de localização

Local: Salvador
UF: BA
País: Brasil
Posição: Entre os fortes de Santo Antônio (forte da Barra) e o forte de Santa Maria
Latitude: 13º 00.545´sul
Longitude: 038º 32.085´ oeste
Profundidade mínima: 04 metros
Profundidade máxima: 12 metros
Condições atuais: desmantelado

Dados técnicos

Nacionalidade: brasileira
Armador: Brazil & River Plate Mail Stemears Co.
Deslocamento: 648 toneladas
Tipo de embarcação: barca a vapor
Material do casco: madeira
Carga: lâ e couro
Propulsão: vapor e vela
Motivo do afundamento: encalhe

Descrição

Marcação da costa da posição do Maraldi

Pouca coisa resta deste naufrágio. Junto da areia, na parte mais próxima do Farol da Barra e a 6 metros de profundidade parece existir parte do volante do leme e o espelho de popa.
Ao longo de todo o naufrágio a lateral mais rasa está limitada pelo recife costeiro, enquanto a mais funda já se encontra na areia.
Seguindo-se para o meio da embarcação resta uma pequena parte do costado e cavername. Na extrema direita dos destroços, ainda fixado ao casco e parte do convés, podem ser vistos parte da murada do convés e uma linha de 4 bigotas, comprovando ser o vapor Maraldi um navio misto.

 

No centro dos destroços encontra-se uma caldeira flamotubular de cerca de 2 metros de circunferência e duas fornalhas. O navio parecia possuir uma única caldeira central. Em torno dela, restam poucas ferragens, alguns cavernames e outros destroços pouco distinguíveis.
Da caldeira para a parte rasa do costão, existem cavernas e chapas do casco espalhadas em torno do eixo principal do navio.

  
O pouco que restou da popa
A maior parte dos destroços é formada por cavernas
A caldeira única e de pequeno tamanho


O resto das bigotas confirmando a armação mista (velas e vapor)
A dimensão reduzida dos cabeços de amarração indica um navio pequeno
O que restou do Maraldi está amplamente colonizado, inclusive por corais moles

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