MINUANO

Sumário

Histórico

Após um ano de preparação, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife, conseguiu um grande feito; o afundamento simultâneo de três rebocadores. Tudo feito de forma oficial e com todas as autorizações necessárias.
A equipe do Projeto Mar coordenou o evento no qual também participaram o Corpo de Bombeiros, o Ibama, a Capitania dos Portos de Pernambuco.
O Projeto Mar arcou com cerca de R$ 13.000,00 pagos a empresa Wilson, sons, dona dos três rebocadores, Servemar X, Minuano e Lupus.
Os rebocadores foram limpos de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias quaisquer que pudessem se desprender e poluir o mar. Com o amanhecer do dia lentamente um rebocador da Wilson & Sons rebocou os três irmãos em sua última viagem, em direção ao local previamente escolhido, devido a suas correntes marinhas, profundidade e marés.

Afundado o Servemar X, o segundo navio posto a pique também por abertura das válvulas, foi o Minuano. Ele foi a pique em menos de 30 minutos e repousou a 32 metros de profundidade.

Dados básicos

Nome do navio: Minuano
Data de afundamento: 18.01.2002

Dados de localização

Local: Recife
UF: PE
País: Brasil
Posição: a 10 milhas da costa da praia de Boa Viagem, Recife
Latitude: 08° 10′ 6″ sul
Longitude: 034° 44′ 48″ oeste
Profundidade mínima: 28 metros
Profundidade máxima: 32 metros
Condições atuais: inteiro

Dados técnicos

Nacionalidade: brasileira
Ano de fabricação: 1955
Estaleiro: M. V. Holland Nautic Haariem (Holanda)
Armador: Wilson, sons (Saveiros, Camuyrano S.A)
Deslocamento: 86,6 toneladas
Comprimento: 23,7 metros
Boca: 5,68 metros
Tipo de embarcação: Rebocador
Material do casco: aço
Carga: vazio
Propulsão: motor diesel
Motivo do afundamento: Formação de recife artificial

Descrição

Nome no bordo de proa

O Minuano está apoiado sobre a quilha. Na proa existe um reforço utilizado para empurrar outros navios e dois cabeço de amarração. Ainda pode ser lido no casco o nome da embarcação.
A cabine de proa, no convés, possui duas portas ligando-se com uma sala. Dela, podemos descer por uma escotilha para o porão de proa. Não há escadas e o porão está totalmente no escuro. Outra escotilha liga esta sala com a cabine de comando acima dela.
Na cabine de comando podem ser vistos os restos do comando do leme e painéis elétricos.
Atrás da cabine de comando, encontra-se um pequeno mastro cortado.

 

A chaminé foi retirada juntamente com as máquinas, permanecendo uma grande abertura onde ela estava posicionada. No casario do convés existem duas portas que dão origem a outros compartimentos vazios.

No convés de popa uma grande abertura foi o que sobrou da casa de máquinas, inteiramente vazia. Da sala de máquinas para a popa existem dois sistemas de apoio para cabo. Junto a popa duas escotilhas comunicam o convés com o porão de popa.
O hélice posicionado dentro de um tubo e o leme, estão totalmente virados para bombordo podem ser vistos na popa. Apesar de naufrágio intencional o Minuano guarda intacta toda sua estrutura e as principais peças.

Visão da proa da cabine de comando
Lateral da cabine com visão da proa

 


Válvulas de porão; abertas para o afundamento e o eixo do hélice
Vista do convés de popa

Hélice, leme e proteção tubular

Agradecimentos

 

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