Sumário
histórico
O Moreia foi o primeiro naufrágio induzido, para prática de mergulho no Brasil. Foi afundado propositadamente por um operador de mergulho da região de Santos para servir de ponto de mergulho na Laje de Santos, SP.
Após 6 horas de lento reboque por um trawller o naufrágio conhecido como Moreia, que era um pesqueiro de ferro, foi afundado no domingo de Páscoa de 1992.
O barco estava abandonado, jogado em um mangue e não se conhecia seu nome. O nome Moreia foi dado pelo responsável pelo afundamento. Segundo informações locais diversas ressacas mudaram sucessivamente o naufrágio de posição no fundo da Laje de Santos, acabando por acelerar sua destruição.
(L) Posição do Moreia: junto ao costão, do lado conhecido como
(L) Laje de Santos, águas claras e muita vida
Diversos casais de frades passeiam pelos destroços
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
O pesqueiro está adernado para boreste, paralelo e junto ao costão. Na ponta da proa pode ser visto o suporte da âncora e uma abertura em cada bordo para a passagem dos cabos de atracação. Acerca de dois metros da proa está a primeira estiva de porão, que se liga ao porão de proa, ainda inteiro e totalmente vazio.
No centro esta a casaria: a parte de boreste se deitou sobre o bordo e existe uma grande abertura que se liga ao interior do que sobrou da casaria.
Existe uma pequena passagem da cabine de comando para o compartimento de proa.
Atrás da casaria existe parte de um gradil, que se repete em cada um dos bordos. Entre esse gradil está a segunda entrada de porão (porão de popa), que também pode ser acessado por um grande rombo na lateral do convés de boreste.
Na popa, encontra-se apenas a murada amassada e uma pequena abertura para o compartimento de popa.
(L) A proa se projeta da areia, ainda resta o aparelho de suporte da âncora
(L) A popa amassada parece ter sofrido os danos do processo de afundamento
cabeça da baleia da Laje de Santos (L) O Casario desabou estando caído sobre o costado de boreste
(L) Ainda na proa, podem ser vistas as aberturas para fixação das amarras