FARIA LEMOS

Sumário

Histórico

Ponta de Guarapari, ES.

Vapor dedicado à linha entre o Rio de Janeiro e os portos de Vitória e Caravelas. Ainda era novo, quando em sua última viagem saiu do Rio de Janeiro dia 29.08.1890 rumo a Caravelas com escala em Vitória, levando cerca de 60 passageiros e 28 tripulantes além do capitão e grande quantidade de cargas diversas embarcadas no porto do Rio.
O Faria Lemos naufragou em consequência de um encalhe devido a cerração, às 7:30 h da noite de 30.08.1890 na linha de recifes da região, conhecida com Três Ilhas, em frente à praia de Guaibura, Nova Guarapari. Na região de Guarapari, ES.
Apenas uma vítima da tripulação foi registrada. Todos os passageiros e demais tripulantes se salvaram, chegando à Guarapari na mesma noite. Toda a carga foi perdida, sendo salva apenas uma das malas do correio e o dinheiro.

 


Foto da Praia da posição do Faria Lemos nas Três Ilhas.            Foto da praia de Guaibura da posição do Faria Lemos

Dados básicos

Nome do navio: Faria Lemos
Data de afundamento: 31.08.1890

Dados de localização

Local: Guarapari
UF: ES
País: Brasil
Posição: Entre nova Guarapari e Meaípe
Latitude: 20º 42,752′ sul
Longitude: e Longitude: 040º 30, 497 oeste.
Profundidade mínima: 0 metros
Profundidade máxima: 12 metros
Condições atuais: desmantelado

Dados técnicos

Nacionalidade: Brasileira
Ano de fabricação: 1889
Estaleiro: Estaleiros Comendador Joaquim Mattos Faro
Armador: Cia Estrada de Ferro Bahia e Minas
Deslocamento: 300 toneladas
Comprimento: 47 metros
Boca: 07 metros
Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: aço
Carga: Barris de azeite e óleo.
Propulsão: vapor
Motivo do afundamento: choque

Descrição

Eixo, ligado as máquinas

Depois de dias fazendo excelentes mergulhos com a operadora Atlantes, em Guarapari, resolvemos fazer um mergulho fora do circuito tradicional. Pesquisamos no Site Naufrágios do Brasil por outras alternativas de naufrágios na região: encontramos o que estávamos procurando!
Contamos com a atenção da equipe da Atlantes que nos indicou como chegar ao Faria Lemos.
Saímos numa traineira do canal de Guarapari no dia 13de janeiro de 2007.
O mar estava calmo e em 40 minutos estávamos no ponto de mergulho, 20 minutos depois, os destroços haviam sido localizados e fixada uma boia para orientar a descida.
O naufrágio está posicionado próximo aos recifes entre 8 e 12 metros de profundidade. Os mergulhos foram realizados entre os recifes e a praia. Por estar próximo à praia, à visibilidade não costuma ser das melhores (2 metros). Neste mergulho demos sorte, estando à visibilidade entre 8 e 10 metros.

 

Parte das caldeiras

Descemos pela boia que estava presa às máquinas do navio, que se encontram apoiadas de lado no fundo de areia, aos 10 metros de profundidade. Muito perto estão duas caldeiras: uma íntegra com aproximadamente 3,5 metros de comprimento e a outra desmanchada, com seus trocadores de calor caídos uns por cima dos outros.
Atrás das caldeiras encontramos o que nos pareceu ser o condensador. Encontramos também um tijolo de cerâmica, normalmente utilizado como revestimento, isolando o calor da sala das caldeiras. Próximas ao condensador foram vistas duas peças em formato de prato, com 2 metros de diâmetro, uma por cima da outra. Não identificamos qual seria a função dessas peças.

O naufrágio está desmantelado, sendo possível ver em toda a sua extensão pedaços de chapas de metal muito finas, parecendo ser o revestimento do casco e peças menores entre as pedras. Foram vistas também diversas peças em formato de barril (1,0 x 0,7 m) posicionadas lado a lado e empilhadas.

A Descrição do naufrágio acima foi gentilmente cedida pelas mergulhadoras Jonia Paim e Cristiana Lopes

Compartilhe

Rolar para cima