Sumário
Histórico
Construído para American SS Co. em 1867 foi vendido a Nathaniel Winsor em 1868 e posteriormente foi vendido ao Brasil ( U.S. & Brazil Mail SS Co. em 1871.
O navio era utilizado no serviço postal entre os dois países.
Durante sua segunda viagem, quando seguia do Rio de Janeiro para os Estados Unidos após passar pelo porto de Recife, pegou fogo por razões desconhecidas no início da noite, acabando por afundar as duas horas da madrugada a 12 milhas da costa da praia de Tambaú.
Os pescadores de região, ao verem o forte clarão no horizonte deslocaram-se para lá em 6 jangadas, encontrando um grande vapor em chamas e em 81 pessoas em 8 escaleres toda a tripulação e passageiros foram salvos, sendo transportados ao porto de Recife pelo vapor Pirapama.
História Completa do Erie – Biblioteca
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
O naufrágio está desmantelado e parcialmente enterrado, está apoiado em uma areia muito clara que juntamente com o próprio lastro esconde a maior parte do maderame que restou. Os destroços se estendem por cerca de 100 metros de comprimento por 15 de largura.
Na proa existe um grande aglomerado de peças, onde podemos distinguir dois guinchos, uma âncora reserva ainda desmontada e muito disfarçada e dois cabeços de amarração.
Afastado do primeiro aglomerado por 20 metros, que deviam representar o primeiro porão, estão as quatro grandes caldeiras quadradas. Cada uma delas está conectada, por tubulação, à outra do mesmo lado. Existe uma larga passagem entre as caldeiras cheia de carvão, entre as caldeiras. As caldeiras estão apoiadas sobre grande quantidade de lastro.
O terceiro conjunto de destroços constituído basicamente pelas máquinas a vapor de dois cilindros (dupla expansão) e demais engrenagens. As máquinas de bom tamanho estão caídas para o lado e para a popa. jangadas, encontrando um grande vapor em chamas e em 81 pessoas em 8 escaleres toda a tripulação e passageiros foram salvos.
Para trás das máquinas, segue-se um longo eixo com cerca de 20 metros, unido por quatro conjuntos de flanges de bronze. Ao lado do eixo poucas peças aparecem cabeços e partes das chapas de bronze que revestiam o casco de madeira. aparentemente pouco restou dos porões de popa e o que existe encontra-se enterrada.
No final do eixo pode ser encontrado um hélice de quatro pás, com duas dela enterradas, O Hélice tem um formato bem incomum, com pás finas, retas e longas, mostrando-se muito primitiva, como a do vapor Moreno, afundado na Ilha de Maricás RJ.
(L)A marca registrada; as 4 caldeiras quadradas
(L)O longo eixo que liga a popa
(L)O hélice muito primitivo, com pás retas
(L)Grande quantidade de peixes
Imagens mostrando a vista inferior e superior de uma das caldeiras quadradas.
Essas caldeiras não eram exatamente quadradas, mas acompanhavam na parte de baixo, a curvatura do casco.
As fornalhas eram alimentadas pelo corredor central e podem ser vistas no Queimado