Sumário
Histórico
Esse pequeno Rebocador é conhecido como Rebocador do Rio Vermelho por estar a cerca de quinhentos metros do litoral do bairro do Rio Vermelho em Salvador, BA.
Os dados desse navio ainda parecem meio confusos. a melhor fonte de informações é a narrativa de mergulhadores que trabalharam na época construção do emissário submarino da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
(K) Foto do litoral (Bairro do Rio Vermelho) da posição do naufrágio,
que descansa tranquilamente em pé no fundo
(L) Imagem recriada segundo os destroços do rebocador
Segundo seus depoimentos: o rebocador se chamava Cobra e operava nos serviços de construção do emissário submarino, quando uma forte tempestade afundou o rebocador, a chata, que também trabalhava na construção do emissário e uma lancha. A lancha foi resgatada, mas a chata permanece naufragada a alguns metros da costa.
A data do naufrágio ainda apresenta versões diferentes, variando de 1971 a 1973.
(L) (L) (L) Para um navio tão pequeno a quantidade e principalmente a variedade da fauna é impressionante
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
O pequeno rebocador está a treze metros de profundidade apoiado corretamente em um fundo de areia cercado por diversos cabeços de coral e pedras. Embora já muito enterrado, apresenta um belo conjunto de estruturas, povoadas por muitos peixes e esponjas. Frades, Ciliaris, Tricolors e Budiões passeiam pelos destroços entre cardumes de palombetas e olhos de cão.
Na proa, estão um guincho, o característico cunho de amarração e a entrada de uma estiva, já bastante soterrada.
O casario está bastante destruído pela ação de mergulhadores que tiraram todas as peças internas, assim como o motor, mas ele pode ser atravessado de um bordo a outro com muita facilidade. Na parte traseira está o compartimento das máquinas. Estendendo-se para cima da casaria dois canos de escape das máquinas. Parte do casario superior está caído à boreste da embarcação, ainda a boreste, junto ao bordo do rebocador três granes pneus que deviam servir de amortecimento durante os trabalhos do rebocador.
Na popa, praticamente toda enterrada, só existe o sistema de amarração e a armação para deslizamento do cabo.
(L) A casaria pode ser atravessada de um bordo ao outro, a proa é a parte menos enterrada
(L) Na popa, ainda existe o cabeço de amarração para fixação do cabo de reboque
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Agradecimentos a escola e operadora Underwater Bahia que viabiliza mergulhos no local.
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