SERVEMAR

Sumário

Histórico

O Servemar durante o processo de limpeza no porto de Recife

Após o grande feito em 2002 de conseguir de forma oficial e com todas as autorizações necessárias o afundamento simultâneo de três rebocadores o Servemar X, Minuano e Lupus, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife e sua equipe realizaram o afundamento de mais um rebocador o Servemar .
O rebocador foi também da empresa Wilson, sons, foi vendido a um particular e estava desativado a três anos, encostado e semidestruído numa das bordas do porto de Recife. O casco já muito deteriorado do rebocador foi comprado pelo Projeto Mar, de terceiros, por cerca de R$ 4.000,00, para se tornar mais um recife artificial.
A embarcação foi limpa de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias que pudessem causar poluição.

 

 A empresa Wilson, sons, que foi a proprietária da embarcação, cedeu outro rebocador para transportá-la até o ponto do afundamento.
O Servemar foi afundado a uma distância de aproximadamente nove quilômetros da praia de Boa Viagem, sendo o mais próximo dos 4 rebocadores.

Servemar durante o processo de afundamento
 Joel Calado, da escola e operadora Projeto Mar durante a preparação e limpeza dos Rebocadores.

Dados básicos

Nome do navio: Servemar
Data de afundamento: 03.06.2004

Dados de localização

Local: Recife
UF: PE
País: Braasil
Posição: A 3,5 milhas da costa, em frente a praia de Boa Viagem
Latitude: 08º 06.028′ sul
Longitude: 034º 46.793′ oeste
Profundidade mínima: 18 metros
Profundidade máxima: 25 metros
Condições atuais: desmantelada

Dados técnicos

Nacionalidade: brasileira
Armador: Wilson & Sons. (Sobrare Servemar S.A.)
Comprimento: 22 metros
Boca: 4 metros
Tipo de embarcação: rebocador
Material do casco: aço
Carga: vazio
Propulsão: vapor diesel
Motivo do afundamento: formação de um recife artificial

 
Espelho de popa, mostrando o ângulo do adernamento
A parede de bombordo da cabine já havia caído em 2006
A cabine de comando caiu no decorrer de 2007

Descrição

O rebocador está apoiado sobre a quilha ligeiramente adernado para boreste. As condições do casco e casario são muito precárias. A proa, muito curta, não possui âncoras ou guinchos, apenas uma abertura para o porão de vante.
O casario de proa, que já era bem reduzido caiu no decorrer do ano 2007. A parede de trás já havia caído em 2006. Os seus restos estão caídos a boreste e parcialmente ainda pendurados no bordo. Seguindo-se pelo convés em direção a popa estão duas grandes aberturas, a primeira da sala de máquinas e a segunda do volante do leme ambas vazias. Não existe mais os hélices, apenas um dos pés de galinha, o leme está preservado, mas enterrado. Partes do casco já estão rompidas. Poucos destroços encontram-se fora do naufrágio.

     
                                            Croqui em 2006                                                                                                Croqui 2008

 
Croqui em 2024 colaboração por Diego Cruz


Atualização com auxílio das fotos de Ary Amarantes
O compartimento do volante do leme se comunica com a sala de máquinas
Estiva da sala de máquinas


O Servemar está totalmente povoado por cardumes de pequenos peixes
Animais de maior porte como o tubarão lixa também são regularmente encontrados
Várias raias habitam o local escondendo-se nas sombras entre o casco e o fundo

Agradecimento

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