Sumário
Histórico
Após o grande feito em 2002 de conseguir de forma oficial e com todas as autorizações necessárias o afundamento simultâneo de três rebocadores o Servemar X, Minuano e Lupus, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife e sua equipe realizaram o afundamento de mais um rebocador o Servemar .
O rebocador foi também da empresa Wilson, sons, foi vendido a um particular e estava desativado a três anos, encostado e semidestruído numa das bordas do porto de Recife. O casco já muito deteriorado do rebocador foi comprado pelo Projeto Mar, de terceiros, por cerca de R$ 4.000,00, para se tornar mais um recife artificial.
A embarcação foi limpa de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias que pudessem causar poluição.
(L) O Servemar durante o processo de limpeza no porto de Recife
A empresa Wilson, sons, que foi a proprietária da embarcação, cedeu outro rebocador para transportá-la até o ponto do afundamento.
O Servemar foi afundado a uma distância de aproximadamente nove quilômetros da praia de Boa Viagem, sendo o mais próximo dos 4 rebocadores.
(L) Servemar durante o processo de afundamento
(L) Joel Calado, da escola e operadora Projeto Mar durante a preparação e limpeza dos Rebocadores. Rebocadores.
(L) Espelho de popa, mostrando
o ângulo do adernamento
(L) A parede de bombordo da cabine
já havia caído em 2006
(L) A cabine de comando caiu no
decorrer de 2007
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
O rebocador está apoiado sobre a quilha ligeiramente adernado para boreste. As condições do casco e casario são muito precárias. A proa, muito curta, não possui âncoras ou guinchos, apenas uma abertura para o porão de vante.
O casario de proa, que já era bem reduzido caiu no decorrer do ano 2007. A parede de trás já havia caído em 2006. Os seus restos estão caídos a boreste e parcialmente ainda pendurados no bordo. Seguindo-se pelo convés em direção a popa estão duas grandes aberturas, a primeira da sala de máquinas e a segunda do volante do leme ambas vazias. Não existe mais os hélices, apenas um dos pés de galinha, o leme está preservado, mas enterrado. Partes do casco já estão rompidas. Poucos destroços encontram-se fora do naufrágio.
(L) Croqui em 2006
(L) Corqui em 2024 colaboração por Diego Cruz
(L) Atualização com auxílio das fotos de Ary Amarantes
(L) O compartimento do volante do leme se comunica
com a sala de máquinas
(L) Estiva da sala de máquinas
(L) O Servemar está totalmente povoado por
cardumes de pequenos peixes
(L) Animais de maior porte como o
tubarão lixa também são regularmente encontrados
(L)Várias raias habitam o local escondendo-se
nas sombras entre o casco e o fundo