Sumário
Histórico
Após um ano de preparação, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife, conseguiu um grande feito; o afundamento simultâneo de três rebocadores. Tudo feito de forma oficial e com todas as autorizações necessárias.
A equipe do Projeto Mar coordenou o evento no qual também participaram o Corpo de Bombeiros, o Ibama, a Capitania dos Portos de Pernambuco.
O Projeto Mar arcou com cerca de R$ 13.000,00 pagos a empresa Wilson, sons, dona dos três rebocadores, Servemar X, Minuano e Lupus.
Os rebocadores foram limpos de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias quaisquer que pudessem se desprender e poluir o mar.
Com o amanhecer do dia lentamente um rebocador da Wilson & Sons rebocou os três irmãos em sua última viagem, em direção ao local previamente escolhido, devido a suas correntes marinhas, profundidade e marés.
O primeiro afundamento foi o do Servemar X que teve suas válvulas abertas, levando aproximadamente 01:20 horas para ir a pique em uma lâmina d’água de 25 metros. Inicialmente o Servemar X adernou durante o naufrágio, porém em seu caminho para o fundo retornou a sua posição normal.
(L) O Servemar X está apoiado no fundo,
ligeiramente inclinado para boreste
(L) Em 2007 o naufrágio totalmente colonizado
(L) Espelho de popa do rebocador
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
O Servemar X está apoiado perfeitamente sobre a quilha. Na proa existe um grande reforço utilizado para empurrar outros navios e um grande cabeço de amarração. Ainda pode ser visto pintado no casco o nome da embarcação.
No convés, existe uma pequena cabine de proa, nela existem duas portas, porém não há ligação com outros compartimentos. Sobre ela está a cabine de comando, onde podem ser vistos além de armários, gavetas e uma cama, os restos do comando do leme.
Atrás da cabine de comando, encontra-se a chaminé, ainda com o emblema da companhia a quem pertencia o navio. No casario do convés existem duas portas que dão origem a sala de máquinas, que está vazia.
À bombordo, parte da casaria foi cortada para dar saída as máquinas.
No convés de popa, podemos ver junto a casaria o sistema de giro do reboque (Gato), formado por um grande gancho preso a um sistema de trilhos
semi-circular. Duas pequenas estivas estão abertas no convés, que possui ainda um apóio de cabo.
O hélice posicionado dentro de um tudo e o leme podem ser vistos na popa. Apesar de naufrágio intencional o Servemar X guarda intacta toda sua estrutura e as principais peças.
(L)Visão da popa, com os guarda-cabos
(L)Cabine de comando
(L)Hélice, leme e a proteção tubular
(L)
(L)O Lambaru descança tranquilamente debaixo
da quilha de balanço do Servemar X
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Nossos agradecimentos aos colaboradores da matéria