Sumário
Histórico
O vapor Workman viajava de Vancuver, no Canada para Londres, via Estreito de Magalhães e com escala em São Francisco (Estados Unidos). Em meados de fevereiro de 1913, quando subia a costa do Brasil, com escala prevista no Rio de Janeiro encalhou na praia da Barra da Tijuca onde permaneceu.
Em março, durante uma forte ressaca, mudou de posição terminando por ficar paralelo a praia. Atendendo aos apitos pedindo socorro, partiu para o local o rebocador da Marinha do Brasil Laurindo Pitta. Chegando ao local e considerando que a posição de encalhe era satisfatória, o rebocador retornou ao interior da Baía de Guanabara.
Os jornais da época anunciavam que o local era por demais ermo, para se conseguir enviar um fotógrafo, mesmo em lombo de burro.
O navio estava sendo descarregado pelos tripulantes quando um violento temporal, com forte vento Sudoeste, partiu seu casco causando seu afundamento. Quase todos os tripulantes, que estavam a bordo foram salvos pelo rebocador Brasil; no entanto, dois afogaram-se ao serem arrancados da popa por uma onda.
Os marinheiros sobreviventes foram repatriados pelo P.S.N.C.’s ORCOMA.
(L) Vista da praia da posição do naufrágio.
Região da praia conhecida como reserva, em frente ao
quiosque da praia 19, a 100 metros da areia
(L) Estrutura típica do que sobrou
do casco do Workman
(L) Amontoado de corrente junto
a arrebentação
(L) Conjunto de turcos ao lado
do que restou do casco
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Os destroços do navio estão paralelo a praia, bem em frente ao primeiro prédio do Novo Leblon. O ponto é marcado pela praça 19 de quiosques. O naufrágio começa logo atrás da arrebentação a cerca de 100 metros da areia. Ele está bastante enterrado, apenas com as peças maiores descobertas.
Na proa está um guincho de cabeça para baixo, um escovém e a caixa de amarras com grande quantidade de correntes.
Seguindo-se em direção a popa, está um grande conjunto do fundo duplo com cavername. A bombordo estão dois turcos e a couraça de uma das caldeiras.
Afastando-se do centro da embarcação por bombordo estão uma caldeira de três fornalhas em pé, já bastante desgastada, dois conjuntos de cabeços de amarração, outra caldeira de cabeça para baixo e sem a couraça.
Voltando ao corpo principal dos destroços encontramos as máquinas a vapor de três cilindros (Triple Expansion Engine). Elas estão separadas em duas partes os cilindros e mais a bombordo o eixo excêntrico com as bielas. Na continuação do excêntrico está o eixo apoiados sobre os mancais.
Na popa, junto a laje de pedra, existe uma pequena caldeira auxiliar e sobre a laje o conjunto do volante do leme.
(L) Uma das caldeiras
(L) Cabeços de amarração junto a caldeira
(L) A caldeira (visão da superfície) é a parte mais rasa dos
destroços. Em dias de mar agitado as ondas quebram sobre ela
(L) Segunda caldeira, já sem a couraça
que foi lançada ao lado do casco