Navios históricos – Amerigo Vespucci – Itália

Visita no Rio de Janeiro

Texto e fotos: Maurício Carvalho


Marinha Italiana

Porto de origem: La Spezia
Construção: 1931 – Gênova



O navio-escola italiano AMERIGO VESPUCCI foi construído no Estaleiro Real de Castellamare Di Stabia em 1930, na itália. Projetado pelo Tenente-coronel do Corpo de Engenharia Naval, Francesco Rotundi com uma estrutura semelhante a das grandes fragatas do século XIX.
Apresenta 82,4 metros de comprimento e cerca de 4.146 toneladas, distribuídas em três convéses. O casco de aço é rebitado, embora muitas partes já sejam montadas com soldas.
É armado de três mastros. O traquete (à proa) com 50 metros, o grande (central) com 54 metros e a mezena (à popa) com 43 metros, montado com caranguejeira (mastro diagonal). Além deles existe o gurupés (mastro projetado na proa) com 18 metros. O velame soma um total de mais de 1.360 metros quadrados.

  
O veleiro é armado como uma fragata do século XIX, com três convéses.
Apresenta os mastros de Gurupés (projetado a proa), Traquete (proa), Grande (meio) e mezena (popa) com caranguejeira (diagonal)

DADOS TÉCNICOS
Tipo de embarcação: Amerigo Vespucci – Fragata do século XIX
Nacionalidade: italiana – Armador: Marinha Italiana
Estaleiro: Estaleiro Real de Castellamare Di Stabia – Início da construção: 1930
Lançamento: 15 de outubro de 1931
Medidas: Comprimento: 82,4 metros – Boca: 15,5 metros – Calado: 7,0 metros – Deslocamento: 4.146 toneladas
Material do casco: aço rebitado
Propulsão: 26 velas com 1.360 metros quadrados – Propulsão: motor Fiat B 308 ESS
Velocidade a vela: 10 nos (19 km/h) e velocidade a motor: 12 nós (22 km/h)
Tripulação: 16 oficiais, 70 suboficiais, 200 marinheiros e 120 cadetes

Em 15 de outubro de 1931 foi lançado ao mar no porto de Gênova (Itália), recebendo seu nome em homenagem ao famoso explorador e cartógrafo florentino Amerigo Vespucci, que, entre 1497 e 1504 realizou quatro viagens de descoberta à América do Sul. Sua figura hoje enfeita a proa do navio.
O veleiro destinava-se ao treinamento dos cadetes da academia naval italiana, substituindo o anterior que foi entregue aos russos como compensação por danos de guerra. Hoje continua na mesma função sendo o navio mais antigo da marinha italiana.
Entre 2013 e 2014 o veleiro Amerigo Vespucci permaneceu docado no Arsenal La Spezia (Itália), passando por um completo trabalho de reparos e reforma geral.
Hoje (outubro de 2003) durante sua visita ao porto do Rio de Janeiro, na sua segunda volta ao mundo (2023/2025), encontra-se em perfeitas condições, com aspecto de novo.
O Amerigo Vespucci já foi chamado de “O navio mais belo do mundo”. O titulo foi “concedido” em 1962 pelo comandante do porta aviões americano USS Forrestal, durante um encontro entre os dois navios no Mediterrâneo. Hoje o navio recebe oficialmente o título de Embaixador da Boa Vontade da Unicef.

Varanda e escaler na popa – Figura de proa de Amerigo Vespucci ” O navio mais bonito do mundo”
Amerigo Vespucci durante a reforma em 2013/ 2014

Amerigo Vespucci (09.03.1454 a 22.02.1512) nascido em uma rica família de Florença foi um mercador, navegador, cartógrafo e explorador prestando serviços aos reinos de Espanha e Portugal viajando pelo Novo Mundo entre 1497 e 1504.
Seu trabalho provou a existência do continente americano, que foi batizado de “América” em sua homenagem.



A proa com o sistema de recolhimento das âncoras (turcos em amarelo). Quatro âncoras almirantado estão presas nas bordas do navio
Os grandes guinchos de cabrestante que erguiam as âncoras e as pesadas velas estão por todo o navio
Os cunhos de amarração apresentam cobertura de bronze com o desenho do navio. Lindos demais

Duas cabines estão presentes no convés, uma com o timão e outra apenas para cartas e planejamento de rota
Cabine de comando com dois sistemas de timão
Segundo sistema de timão (mecânico) da sala de comando

Convés meia nau, com a base do mastro grande (central).
Repare nas laterais os amarradores em bronze
Dois sinos (junto a popa) estão presentes no convés
O navio conta com duas lanchas e oito escalares posicionados em turcos individuais

O Amerigo Vespucci é um veleiro maravilhoso e poucas vezes vi um navio histórico com tantas peças em bronze. Se ele é o mais bonito do mundo é difícil dizer, mas com certeza ele enche os olhos de qualquer visitante que goste da história da navegação, de navios antigos e dos naufrágios.
No Brasil e no mundo não são muitos naufrágios que podem ser mergulhados e que possuam as mesmas característica do Amerigo Vvespuci, principalmente naufrágios onde tenham sobrado peças de relevância para comparação. Mas muitas de suas peças estão presentes nos naufrágios do século XIX e início do século XX espalhados pelo mundo, assim, o mergulhador têm grande possibilidade de aprender a reconhecer as peças ao visitar mais esse navio histórico.
Naufrágios como o Crest (SP), Buenos Aires (RJ), Blackadder (BA) e Galeão (PE) são exemplos onde encontraremos peças e estruturas semelhantes as do Amerigo Vespucci.

Por todo navio existem detalhes em bronze
Cabeços de amarração de bronze, peça incomum
Em cada canto do navio detalhes em bronze

Sistema de amarração e trabalho dos cabos, com polias, moitões e malaguetas na base dos mastros
Primeiro sino do Amerigo Vespucci
Convés de popa, com o toldo apoiado na retranca (mastro horizontal para a vela de popa)

Vista de meia nau para a proa, mastro grande e traquete
os escaleres nos turcos laterais
O mastro grande (central) possui 54 metros de altura e uma gávea
Convés de proa muito concorrido durante a visitação

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