Visita no Rio de Janeiro
Gloria
(Colombia)
Armada Nacional da República da Colômbia
Porto de origem: Cartagena das Índias
Construção: 1967 – Bilbao
FICHA TÉCNICA:
Dimensões: comprimento: 76 metros – boca: 10,06 metros – calado: 4,87 metros Deslocamento: 1.300 toneladas
Área de Vela: 1.300 m²
Casco: Aço
Tripulação: 155
O veleiro escola Gloria está armado como um Bergatin / Barca de três mastros e castelo central. Inicia sua construção em 1966 na Espanha, nos estaleiros da Sociedad de Construcción Naval Española com sede em Bilbao.
Em setembro de 1968 foi entregue a Armada Nacional da República da Colômbia para servir ao treinamento dos novos oficiais.
Segundo dados do estaleiro, quatro grandes veleiros foram construídos pelo estaleiro de Bilbao. O Guayas (Equador), é o mais semelhante ao Gloria e outros dois Sister Ships são o Simon Bolivar (Venezuela) e o Cuauhtémoc (Mexico). Esses quatro navios, apresentariam um projeto básico semelhante ao Gorch Fock (decada de trinta) do estaleiro Blohm & Voss. Hoje, após reformas e adaptações, são verificadas diferenças entre eles.
Na proa do veleiro está um tradicional guincho duplo, muito semelhante aos de navios como o Buenos Aires no Rio de Janeiro, RJ. ou o São Luis, Risca do Zumbi, RN. As correntes, descem das catracas passam pelas travas e mergulham nos escovéns. A cada lado do guincho estão cabeços de amarração.
Visão de um dos passadiços laterais e a escada que da acesso ao castelo de proa.
O convés principal só se extende por toda a borda do navio junto ao castelo de proa e popa, pois no centro da embarcação dois passadiços, abaixo do nível do convés, protege do mar quem circula pelo convés.
No centro da embarcação, junto ao mastro grande, o convés e muito amplo.