Navios brasileiros afundados
Primeira guerra mundial Primeira guerra – Navios estrangeiros
MACAU
Naufrágio: 18.10.1917
Localização: 200 milhas do Cabo Finisterre (Espanha).
Dados Técnicos
Estaleiro: Flensburger Schiffsbau-Ges., (Alemanha).
Ano de Fabricação: 1912
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro
Propulsão: hélice
Medidas: 111,5 X 9,6 X 6,2 – 3.558 Toneladas
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Navio Alemão confiscado pelo Brasil em 1917 (1ºGG. – Foram 34 no total) e transferido para o Brasil posteriormente pelos proprietários originais.
Construído como Palatia por Hamburg-Amerika Linie (Hapag); em 8.1914 chega a Santos (SP); em 01.06.1917 é apreendido pelo governo Brasileiro; em 1926 o Lloyde torna-se o dono.
Em 5 de setembro partiu de Santos (SP), com escala prevista para Recife (PE), em direção ao porto francês do Havre. A 200 milhas do Cabo Finisterre (Espanha) o vapor foi torpedeado pelo submarino Alemão U-93; causando a entrada do Brasil na 1º Guerra Mundial.
Em 25 de outubro de 1917 o Presidente Venceslau Braz enviou a Mensagem ao Congresso comunicando o afundamento do quarto navio brasileiro, o Macau e solicitando, em face da continuidade das agressões aos nosso navios mercantes desarmados, o Estado de Guerra com a Alemanha.
Agressor: U-93 (Alemão)
Maceió
Naufrágio: 03.08.1918
Localização: Cabo Ortegal – Costa nordeste da Espanha.
Dados Técnicos
Estaleiro: Bremer Vulkan, (Vegesack – Alemanha).
Ano de Fabricação: 1910
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro
Propulsão: hélice
Medidas: 106,9 X 15,3 X 7,9 metros – 3.739 Toneladas
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Construído como Santa Anna para a Hamburg-Südamerikanisch. em agosto de 1914 aporta em Paranaguá. Em 01.06.1917 é apreendido pelo governo brasileiro, sendo transferido ao Lloyde Brasileiro. Em 03.08.1918 é torpedeado pelo submarino alemão U-43.
Os dados deste navio não puderam ser comprovados pela pesquisa nos jornais de época, indicando que a data do naufrágio pode estar errada.
Agressor: U-43 (Alemão)
Paraná
Naufrágio: 05.04.1917
Localização: Baía do rio Senna (França)
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro – Companhia de Comércio e Navegação
Medidas: 6000 T
Propulsão: vapor
Material do casco: aço
Ato de Guerra: O Paraná, que não levava armas pois o Brasil ainda era considerado país neutro, era o melhor vapor da Companhia de Comércio e Navegação. Deixou o Rio de Janeiro com destino ao porto francês de Le Havre (França). Navegava com todas as luzes acessa e o pavilhão nacional pintado nos bordos e estendido no mastro. As 18:35 hs. o vapor, sem aviso, foi atingido por um torpedo a bombordo, na altura do compartimento de máquinas, a cerca de 1 metro abaixo da linha de navegação.
Após o ataque o submarino alemão veio a superfície manobrou, mudando de bordo e acertou 5 tiros de canhão no navio, já parado, com a nítida intenção de afundar rapidamente o vapor.
A rápida intervenção de uma torpedeira francesa, pois o submarino em fuga, os náufragos foram recolhidos por ela, porém o Paraná afundou de popa em pouco mais de 5 minutos.
Por causa desse ataque, no dia 11 de abril de 1917, nosso país rompe relações diplomáticas com o bloco Germânico, apesar das afirmações do cônsul alemão de que o navio havia se chocado com uma mina francesa.
Agressor: Submarino alemão.
Tijuca
Naufrágio: 20.05.1917
Localização: Costa da Bretanha (Inglaterra).Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro – Companhia de Comércio e Navegação
Medidas: 3400 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Foi construído como Buffon na Inglaterra.
Durante a 1ª Guerra mundial, saiu do Rio de Janeiro em 28 de março de 1917, fez escalas em Recife, São Vicente (Portugal) e Funchal (Ilha da Madeira) de onde saiu em 6 de maio. As 22:40 hs quando passava a 5 milhas do farol de Pierres Noires recebeu um torpedo a estibordo. O submarino alemão veio a superfície e abordou a baleeira número 2. Os tripulantes alemães tentaram o interrogatório, primeiramente em alemão, depois em Inglês e como os brasileiros não entendiam e identificaram-se como brasileiros, finalmente utilizaram o espanhol. Os alemães zombaram do carregamento de café do navio brasileiro e partiram. Os sobreviventes foram levados para Portugal pelo navio Garenne
Agressor: Submarino alemão.
Lapa
Naufrágio: 27.0.1917
Localização: Estreito de Ggibraltar. Próximo a Málaga (Espanha).
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro – Lloyde Nacional
Medidas: 1366 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Este navio foi construído na Inglaterra como Sparta.
Durante a 1º Guerra Mundial deixou o Rio de Janeiro no dia 21 de março, em direção a Santos (SP) onde embarcou uma carga de café, de lá partiu com escalas em Vitória (ES), Recife (PE), onde fez reparos e São Vicente (Portugal), onde também fez reparos.
Próximo ao Cab Trafalgar entre 11 e 12 hs. o vapor foi parado por três tiros de canhão de um submarino alemão. Quando o navio parou o submarino aproximou-se pela proa enquanto outro menor por bombordo.
A nacionalidade do navio foi reconhecida, pois este ostentava o pavilhão nacional.
Após um interrogatório e apreensão dos documentos; os oficiais do submarino deram 5 minutos para a evacuação do navio. Pouco depois do afastamento das baleeiras duas grandes explosões colocaram o Lapa ao fundo em 2 minutos.
Um barco de pesca recolheu os náufragos.
Agressor: Submarino alemão.
Os dois navios citados agora, Acary e Guayba, foram torpedeados no mesmo local e dia, possivelmente pelo mesmo submarino alemão. Porém, seu afundamento ainda não pode ser confirmado, uma vez que, após o ataque, os capitães conseguiram encalhar seus navios no porto de São Vicente (Portugal) e existiam planos para o resgate.
Os dois navios citados agora, Acary e Guayba, foram torpedeados no mesmo local e dia, possivelmente pelo mesmo submarino alemão. Porém, seu afundamento ainda não pode ser confirmado, uma vez que, após o ataque, os capitães conseguiram encalhar seus navios no porto de São Vicente (Portugal) e existiam planos para o resgate.
Acary
Naufrágio: 04.11.1917
Localização: Porto de São Vicente. Cabo Verde
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro – Lloide Brasileiro
Medidas: 118,5 X 15,6 X 5,1 3400 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Construído como Ebernburg para a Deutsch Dampschiffarts-Gessellschaft de Bremem, Alemanha Deixou Bremem em agosto de 1914. em 01.06.1917 foi apreendido pelo governo brasileiro devido a 1ª Guerra Mundial., passando ao Lloyde Brasileiro.
Quando estava ancorado no porto de São Vicente carregando foi torpedeado pelo submarino alemão U-151. No mesmo dia também foi atacado o vapor nacional Guahyba. Em uma tentativa desesperada o navio foi encalhado em uma praia próxima. Foram feitos planos para salvar o navio.
Agressor: Submarino alemão U-151.
Gayba
Naufrágio: 04.11.1917
Localização: Porto de São Vicente. Cabo Verde
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiroa – Companhia de Comércio e Navegação
Medidas: 2220 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Partiu do Rio de Janeiro no dia 04 de outubro com destino a Santos (SP) para o embarque de uma carga de café. Partiu de Santos dia 12 chegando a Recife (PE) no dia 20, saiu dia 21 com destino a São Vicente para mais uma escala.
Quando estava saindo no porto de São Vicente foi torpedeado por um submarino alemão (provavelmente o U-151). No mesmo dia também foi atacado o vapor nacional Acary. Em uma tentativa desesperada o navio foi levado de volta ao porto. Foram feitos planos para salvar o navio.
Agressor: Submarino alemão U-151.
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